Notícias

Prepare a casa para as estações mais quentes do ano

21/09/2018

É hora de preparar a casa para os períodos mais quentes do ano. Saem de cena cobertores e mantas e entram cortinas mais frescas, aparelho de ar condicionado e aromas cítricos para perfumar os ambientes. Confira algumas dicas para manter a casa limpa e arejada. 

Lave tudo o que não será utilizado 


Para dar espaço a lençóis, colchas e cortinas leves, cobertores, edredons e roupas de cama muito quentes devem ser guardados. "O ideal é lavar essas peças antes de guardá-las no armário, garantindo que estejam limpas para o próximo inverno", afirma o coordenador técnico da Maria Brasileira, João Pedro Lucio. 

Esteja atenta à secagem das peças e à forma correta de dobrá-las e guardá-las. "Caso as peças sejam guardadas com umidade, manchas e bolores podem aparecer. Evite também os sacos plásticos. As embalagens a vácuo são melhores opções", explica.

Mesmo que edredons e cobertores não sejam utilizados nos dias de calor, o ideal é colocá-los no sol uma vez por mês. "Isso ajudará a combater ácaros, fungos, mofo e mau cheiro", comenta.

Janelas e portas de vidro
Nos dias quentes é normal mexermos mais nas janelas e portas, o que ocasiona marcas de dedos no vidro. "O ideal é lavar portas e janelas ao menos uma vez por semana para que a sujeira não fique impregnada nos vidros". Um pano de malha, para não soltar pelo nos vidros, umedecido com álcool já resolve o problema. Porém, ao menos uma vez por mês, é preciso pegar pesado na faxina.

Xô insetos
Com a chegada do calor, os insetos costumam aparecer em massa, por isso, a melhor forma de combater o problema é deixar a casa sempre limpa. Ações simples, como não acumular lixos,  evitar focos de água parada e não deixar louça na pia são medidas que afastam pernilongos, baratas e mosquitos da residência. "Além da limpeza, um velho truque para afastar os insetos é fazer uso de plantas que funcionam como repelente natural, devido ao odor que exalam no ambiente, como a lavanda, hortelã, citronela e o crisântemo", explica João.

Fragrâncias cítricas
Durante a temporada de calor,  aposte em produtos de limpeza que possuem fragrâncias cítricas, como limão siciliano, laranja, folhas verdes e tangerina. "São fragrâncias que se adaptam a quase todos os ambientes da casa e oferecem frescor, leveza e sensação de limpeza ao local", explica João.