Coluna Dois

Agora o Cruzeiro é que foi prejudicado na Libertadores

22/09/2018

A expulsão do zagueiro Dedé, na quarta-feira, em Buenos Aires, em jogo contra o Boca Juniors pela Libertadores, mobilizou os outros clubes brasileiros e muitos jornalistas esportivos em defesa do prejudicado Cruzeiro.

Não houve essa mesma mobilização quando o prejuízo foi do Santos, com a punição pela escalação supostamente irregular do jogador Carlos Sanchez, nas oitavas do mesmo torneio contra o Independiente. Merecia. Comunicar a punição ao Santos pelo jogo de ida no dia do jogo de volta do mata-mata é puro deboche. Nem em campeonato interno de presídio se admite tanta esculhambação. 

A expulsão de Dedé, decidida pelo juiz depois de consulta à arbitragem de vídeo – VAR,  foi mesmo completamente equivocada. Um dos erros mais grotescos da história recente do futebol. O choque entre o zagueiro do Cruzeiro e o goleiro do Boca foi absolutamente acidental. O Cruzeiro já perdia por 1 x 0 e, com um jogador a menos, acabou tomando o segundo gol. 

Ponto para o Santos e para o lateral o Victor Ferraz, que manifestou publicamente solidariedade aos cruzeirenses mesmo sem que o Peixe tenha recebido apoio equivalente no episódio Sanchez.

E ponto negativo para Mano Menezes, do Cruzeiro. Beneficiado por um erro grosseiro de arbitragem no final antecipado do jogo contra o Santos no Mineirão, pela Copa do Brasil, o treinador reagiu com ironia à justa reclamação dos santistas. Beneficiado novamente num lance polêmico contra o Palmeiras, também pela Copa do Brasil, teve reação também irônica. Agora, prejudicado, soltou cobras e lagartos em todas as direções.

O torcedor do Santos e o impeachment
O jornalista Alex Frutuoso, apresentador do programa Litoral FC na Rádio Litoral FM, está seguramente entre os melhores profissionais da crônica esportiva da Baixada Santista. Equilibrado, isento, competente e moderno, é respeitado em todos os segmentos do mundo da bola.

Assim, merece ser analisada com carinho pelo associado do Santos, que no sábado que vem vota o impeachment do presidente José Carlos Peres, o resultado da enquete que Alex promoveu no Twitter dele (quase 4 mil seguidores) e que divulgou no Litoral FC.

A pergunta era justamente sobre o impeachment. A favor ou contra? 93% das quase 900 pessoas que responderam à pergunta no dia 11 de setembro, se posicionaram contra o impeachment, a favor da permanência do presidente José Carlos Peres. Só 7% favoráveis ao impeachment.

Vox Populi. A voz da torcida. Que vai na direção contrária à dos conselheiros do Santos que aprovaram o envio dos dois pedidos de impedimento de Peres à Assembleia Geral.

Lógio que é apenas uma enquete, portanto sem método científico. Mas a dimensão da rejeição ao impeachment – 93% -, mesmo com toda essa reserva, não deixa margem para dúvidas sobre a opinião do torcedor do Peixe sobre a questão. Quem decide no sábado, pelo voto, não é o torcedor. É o associado. Mas é importante que o sócio, durante esta semana, antes de votar, consulte outros torcedores para avaliar essa aparente vontade da torcida de respeitar o resultado das urnas e manter Peres no poder. 

Conselheiros podem ser mais sensíveis a interesses mesquinhos dos líderes das correntes políticas que dividem o Santos. E que chegam até a torcer contra o Peixe em função desses interesses. Torcedores, não. Torcedores se preocupam exclusivamente com o bem do clube.