Roteiros Nacionais

Primavera: conheça os jardins mais floridos do Brasil

22/09/2018

Com a chegada da Primavera, a estação das flores, as paisagens ganham coloridos diversos, aromas tentadores e ainda mais beleza em um país como o Brasil, conhecido por sua natureza exuberante. Para quem gosta de cenários naturais, esta é a época ideal para conhecer destinos com alguns dos mais belos jardins do país, de acordo com as dicas da agência de viagens online ViajaNet. 

Jardim Botânico (RJ)


Abriga coleções raras de espécies de flores como bromélias e orquídeas, árvores centenárias e plantas exóticas. O parque conta com obras do século 16 e guarda um rico patrimônio histórico e cultural como o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 espécies de plantas típicas do Japão.

Jardim Botânico (Curitiba)
Inaugurado em 1991, inspirado nos jardins franceses, um dos destaques é o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros de extensão, em que o visitante percorre de olhos vendados e consegue sentir as plantas com as mãos, ouvir a cascata, respirar o perfume das flores e o cheiro da terra.

Parque Amanyikir Garden (Campos de Jordão, SP)


Inaugurado em 2007, o parque localizado em Campos de Jordão, interior paulista, apresenta jardins de várias partes do mundo em meio a Serra da Mantiqueira e conta com mais de 700 espécies de plantas harmoniosamente divididas ao longo dos 60 mil m². Seus 26 jardins mostram, através das flores, um pouco da cultura de cada país.

Instituto Inhotim (Brumadinho, MG)


Localizado em Brumadinho, cidade a 60 km de Belo Horizonte, é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. O instituto fica dentro da Mata Atlântica, possui áreas de preservação e seu jardim tem 4.300 espécies em cultivo. Está cercado por mata nativa, onde estão cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeiras, a maior coleção do tipo do mundo.

Lago Negro (Gramado, RS)


Considerado um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado, na Serra Gaúcha, o imenso lago tem suas águas escuras e profundas envolvidas pelo verde das árvores. Hortênsias e azaléias se revezam a cada estação em suas margens.