Notícias

Como limpar ar-condicionado

25/09/2018

Com o fim do inverno e a volta do calor muitas pessoas estão voltando a ligar seus aparelhos de ar-condicionado novamente, porém o ar condicionado exige muito mais do que o apertar de um botão para se manter em funcionamento correto e eficiente.

A limpeza do aparelho é imprescindível para que o ar esteja limpo de ácaros, fungos e bactérias prejudiciais à saúde e para que ele tenha um aumento de vida útil considerável. A limpeza deve ser periódica e não somente no verão, o ar condicionado tem muita facilidade de juntar elementos que podem prejudicar a saúde do usuário, portanto sua limpeza deve ser regular.

Além de prejudicial a saúde, os resíduos de sujeira no ar condicionado podem machucar o bolso também. Com muita sujeira o ar precisa de mais energia para funcionar, isso pode acarretar contas ainda mais altas do que o normal graças à falta de manutenção.

Pensando nessa necessidade do ar condicionado em estar sempre limpo preparamos um pequeno guia para ajudar nessa tarefa que nem sempre é tão simples, confira a seguir:

LIMPEZA DO FILTRO
A limpeza do filtro do ar condicionado é simples e inclusive pode ser feita na sua própria casa em poucos minutos.

Essa limpeza vai variar muito do modelo de ar condicionado que você possui, para modelos mais antigos o filtro pode ser puxado pelo lado, em outros o painel frontal pode ser desmontado para revelar o filtro, porém o importante é:

Retirar o filtro sujo e separá-lo, limpar o painel com um pano macio e seco, caso esteja muito sujo use um pano úmido. Pegue o filtro e lave-o em água corrente com sabão neutro e bucha, seque-o naturalmente ou com um pano seco e monte o aparelho. Lembre-se de sempre esperar que o aparelho seque completamente antes de montá-lo novamente.

Porém, alguns cuidados devem ser utilizados ao limpar o filtro, evite o uso de água quente ou produtos químicos, pois isso pode tanto danificar o filtro como fazer com que ele deixe de funcionar corretamente. O manual do seu aparelho deve indicar quaisquer instruções especiais relacionadas a ele, se você o perdeu lembre-se que no site das fabricantes você costuma achar versões digitais dos manuais dos aparelhos!

AR DE JANELA
A limpeza do filtro do ar de janela, conhecido também como ar condicionado “de parede”, é muito semelhante a do ar split, porém é sempre bom lembrar de higienizar também o espaço onde ele está encaixado, muitas vezes o ar de janela pode juntar ácaros em volta do aparelho ou no suporte externo, uma limpeza anual desse suporte pode evitar muitos problemas de saúde e melhorar a qualidade do ar.

CLIMATIZADOR
Muitas vezes para economizar na compra de um ar condicionado as pessoas optam por um aparelho climatizador, esse aparelho funciona como um ventilador com um reservatório de água. A ventoinha do climatizador emite o ar carregado pelas gotículas de água evaporada do reservatório e causa uma redução da temperatura do ambiente e um aumento da humidade.

O climatizador é excelente para pessoas com problemas respiratórios que vivem em locais muito secos, porém, como tudo que envolve água ele demanda que o aparelho esteja sempre limpo para evitar os fungos.
Porém, sua limpeza é mais simples que a do ar condicionado, basta que, uma vez ao mês, você limpe o reservatório de água do aparelho. Retire a tampa do dreno do Climatizador próximo a um ralo ou área de serviço para escoar a água do reservatório e limpe-o com água e sabão neutro.

Já as colmeias podem ser limpas com água corrente a cada três meses e trocadas em quatro anos de uso em média.

Esperamos que esse guia tenha sido útil para a limpeza do seu aparelho ar condicionado, lembre-se que a sua saúde tem sempre que estar em primeiro lugar, um ar limpo é um ar saudável.
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante