Notícias

A diversidade dos cursos da área de Saúde

25/09/2018

Cuidar do próximo é uma atitude muito altruísta e fazer disso uma profissão é, sem dúvidas, uma escolha bastante humana. Se você tem essa preocupação generosa, seja com quem for, certamente tem uma das características mais marcantes daqueles que seguem carreiras na Saúde. Certamente, é um setor que – principalmente no Brasil – enfrenta muitas dificuldades, ainda mais quando voltamos os olhos para a esfera pública.

É, sem dúvidas, uma área árdua e estressante, mas recompensadora para quem não espera apenas ter o retorno financeiro – embora também o tenha. Saiba que esse campo não se resume apenas à Medicina – profissão associada diretamente ao setor. Diversos outros cursos sobre Saúde são oferecidos nas mais variadas faculdades pelo Brasil afora. Além disso, os alunos que não conseguirem ingressar numa instituição de ensino pública podem estudar com descontos em universidades particulares, que oferecem, por exemplo, bolsa de estudo para Enfermagem, para Nutrição, Fisioterapia, entre outras formações.

Conheça a variedade de cursos superiores da área de Saúde
A área de Saúde é rica em número de graduações e, caso você não se identifique com Medicina, mas gosta do setor, pode optar tranquilamente por outra formação. Conheça abaixo alguns cursos disponíveis nas universidades do país:

 

 

  • Enfermagem

Promove, mantém e restabelece a saúde das pessoas. Profissional indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar, além de coletar dados sobre o estado de saúde do paciente e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. Responsável ainda pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. O curso tem duração média de quatro anos. 

 

 

  • Farmácia

Estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, além de orientar o processo de fabricação deles. Também pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Ainda registra, distribui e comercializa drogas e fiscaliza se as normas sanitárias estão sendo rigidamente cumpridas. A formação dura, em média, cinco anos.

 

 

  • Fisioterapia

Trabalha com o tratamento e a prevenção de doenças e lesões, empregando técnicas como exercícios e massoterapia, além de diagnosticar e tratar problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Além disso, aplica terapias com a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. O curso tem duração de quatro anos.

 

 

  • Fonoaudiologia

Lida com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, além das funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A graduação tem duração de quatro anos.

 

 

  • Gerontologia

Talvez uma das áreas menos conhecidas da Saúde. Estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade. Planeja e organiza projetos que visam o bem-estar do idoso e a melhoria de sua qualidade de vida. Também trabalha com grupos que necessitam de cuidados especiais, como as pessoas que apresentam problemas mentais e moradores de rua. O curso é de quatro anos.

 

 

  • Medicina

É a profissão mais conhecida da área de Saúde. Investiga a natureza e as causas das doenças humanas em busca da cura e da prevenção, além de pesquisar, prevenir e tratar disfunções e moléstias. Faz ainda diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias, tudo dependendo de cada especialização, é claro. A duração da formação é de seis anos.

 

 

  • Nutrição

Investiga e controla a alimentação do paciente para preservar a saúde dele. Define cardápios, sugere pratos variados e equilibrados que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes, além de orientar e prescrever dietas individuais ou de grupo para diabéticos, hipertensos, obesos e pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. 

A importância de uma boa universidade
Se você pretende ingressar no setor da Saúde, vale destacar que é muito importante cursar uma boa universidade, visto que ela exige um bom grau de conhecimento, pois lida com vidas. Uma instituição de qualidade é vital para que o profissional saia com uma formação completa. Há possibilidades de escolha de ensino presencial, semipresencial ou a distância. É possível encontrar boas opções em qualquer uma dessas modalidades.

Sabemos que a área não é das mais fáceis e tem muita concorrência, e conseguir uma vaga numa faculdade pública é bastante difícil, assim como é também nas universidades pagas. No entanto, algumas instituições de ensino superior particulares oferecem bolsas de estudo para aqueles que sonham em fazer carreira na Saúde. Em determinados cursos, é possível conseguir descontos de até 50% nas mensalidades. Basta querer e correr para aproveitar a oportunidade.
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante