Conteúdo Patrocinado

Passo a passo para se alugar um imóvel

25/09/2018

O mundo está cada vez mais globalizado e, com isso, as mudanças acontecem com mais frequência e nada está fixo  — e isso inclui o seu endereço. Se há 40 anos a geração dos Baby Boomers ainda sonhava com uma carreira estável e uma moradia atemporal, a mobilidade atual dos Millennials, nascidos entre os anos 1980 e 1994, é perceptível por meio das mudanças constantes em suas vidas, os fazendo saber como alugar um imóvel e  encarar novas oportunidades no trabalho.

Essa nova geração tecnológica não gosta de perder tempo nem novas chances de crescimento profissional, tendo menos medo de modificações em suas vidas, e não pensando duas vezes antes de aceitar uma oportunidade de trabalho, nem que isso signifique uma constante mudança de endereço. Nesse contexto, a dúvida é: como saber lidar com tantas mudanças e ainda saber como alugar o imóvel perfeito?

Há uma série de motivos para que as pessoas, atualmente, prefiram aderir ao aluguel do que investir na compra de um apartamento ou casa. Com uma maior possibilidade de mobilidade de carreira e inconstância no se tornar fixo em uma cidade ou país, o aluguel se torna uma opção mais viável para quem não sabe bem se irá permanecer naquele local por um tempo considerável.

Além disso, a geração Millenials têm, em sua maioria, um perfil de não sonhar excessivamente com o acúmulo de riquezas, preferindo investir em viagens e cursos de aperfeiçoamento a pagar mensalmente parcelas de um imóvel próprio. Alugar um apartamento com um tempo estabelecido de contrato acaba sendo muito mais interessante, por exemplo, do que se prender a uma parcela fixa de investimento.

Ainda assim, embora desapegados, os Millennials e qualquer perfil de inquilino devem estar atentos às possíveis ciladas na hora de pensar em aluguel. É importante saber como alugar um imóvel para evitar imprevistos e possíveis conflitos. A organização, ainda que requeira uma maior atenção e, portanto, um maior tempo para que aconteça, é algo que não sai de moda.

Então, como fazer um negócio como inquilino da melhor forma possível?

1) Busca dedicada: para conseguir o imóvel ideal, é necessário tempo e paciência, algo em falta nos dias de hoje. Com a ascensão da tecnologia, a maioria dos classificados estão nas redes e nos sites, o que valem uma visita. As fotos dos imóveis, em sua maioria, ajudam a perceber o que vale ou não a pena, para além da descrição.

2) Saber onde se situar: Qual bairro possui a melhor localização para você, em termos de custo-benefício no transporte e deslocamento para as atividades diárias, como o trabalho? Esse é um dos pontos mais importantes a se pensar. Uma má localização pode atrasar, literalmente, a sua vida e lhe deixar a sua rotina desgastada. Pense em sua segurança e na rotina, como compra de produtos e alimentos, além das outras atividades diárias.

3) Trâmites burocráticos do imóvel: é importante entender quais custos para além do valor mensal de aluguel o inquilino deve arcar, como por exemplo o clássico “seguro-fiança”, em caso de não-fiador, além do mensal ou anual “seguro incêndio”, para a prevenção de acidentes.

4) Comprovação de renda: para o futuro inquilino, faz-se necessário alguns documentos, como extratos bancários, contracheques, comprovante de residência, etc; Interessante verificar a lista de documentos necessários.

5) Registro: ao visitar um local, lembre de fotografar cada detalhe para não passar despercebido e fazer a diferença na hora de escolher qual imóvel você prefere morar ou tem condições de arcar com o valor.

6) Responsabilidades: o inquilino deve, de antemão, saber quais são as suas responsabilidades mensais em termos financeiros; É interessante, antes de assinar qualquer contrato, verificar a procedência do documento com algum advogado.

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante