Beleza

Cabelos platinados sem detonar os fios

29/09/2018

Para as mulheres que desejam mudar a cor do cabelo e quer escapar dos tradicionais tons (loiro, ruivo, preto), os fios platinados vem ganhando cada vez mais adeptas. Apesar de ser uma opção para qualquer pessoa, independente da cor da pele ou idade, é preciso tomar algumas precauções. “Principalmente se os cabelos forem escuros, pois, independente da técnica usada, o processo de retirada do pigmento dos fios é muito invasivo e severo, causando fissuras na fibra capilar e degradando a haste do fio. O cabelo fica seco e frágil”, explica a hair dresser Jane Alves.

 

Antes – Se o cabelo não estiver preparado para receber o clareamento, o dano pode ser fatal, pois quando o descolorante ativado pela água oxigenada entra em contato com os cabelos sem as devidas precauções, ele pode romper as escamas do fio e chegar até o córtex, causando a quebra do cabelo e, consequentemente, o chamado corte químico.  “Antes de qualquer coisa, devemos realizar um teste de mecha, para ver se o cabelo suporta uma descoloração. Se neste processo o fio apresentar alguma fragilidade, iniciamos um tratamento para reconstruí-lo com componentes à base de queratina, óleos vegetais e aminoácidos, que penetram profundamente até o córtex. O tempo de recuperação varia de cabelo para cabelo. Normalmente é possível visualizar melhora na elasticidade e resistência do fio em um mês. A última sessão do tratamento deve ser realizada uma semana antes do processo de descoloração”, afirma a profissional.

 

Durante – Além de encontrar um cabelereiro especializado em descoloração, você deve utilizar produtos de qualidade, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais. A escolha dos produtos varia de acordo com a necessidade dos fios.

 

Depois – Para que a platina permaneça a mais brilhante e bonita possível, deve-se usar, uma vez por semana, xampus e condicionadores formulados com pigmentos roxos, que ajudam a neutralizar aquele tom amarelado que surge comumente em cabelos brancos, loiros e platinados. “É importante também que passar novamente por sessões de tratamento para restaurar e reconstruir os fios, para evitar o ressecamento, devolver a elasticidade e firmeza natural dos cabelos e previnir uma possível quebra pós-química. O resultado final é um cabelo muito mais macio, brilhoso e bonito”, finaliza Jane Alves.