Em Off

Veja acusa Jair Bolsonaro de furtar ex-esposa; candidato reage e vai à justiça contra publicação

29/09/2018

O site da revista Veja, a mais importante do país, anunciou que a reportagem de capa deste final de semana traria a denúncia de que o candidato do PSL e líder das pesquisas à Presidência da República, Jair Bolsonaro, teria furtado a ex-esposa, Ana Cristina Valle, com quem viveu mais de dez anos. O fato, segundo a revista, teria ocorrido em 2007, quando Ana teria acusado o ex-marido de ter esvaziado o cofre que o casal mantinha no Banco do Brasil e onde estavam guardados R$ 200 mil, 30 mil dólares e joias avaliadas em R$ 600 mil. As informações fariam parte do processo de separação do casal e da guarda de dois filhos.

Na sexta-feira, Bolsonaro, por intermédio de seus advogados, solicitou ao Ministério Público do Rio de Janeiro providências para a retirada de circulação dos exemplares da edição 2602 da Revista Veja e também uma investigação da conduta da publicação.

Segundo os advogados de Bolsonaro, o caso “versa sobre direito de família” e é protegido “por segredo de Justiça”. A defesa do candidato afirma ser inacreditável que a Editora Abril utilize tais informações em uma matéria jornalística. “Trata-se de gravíssima violação ao princípio da dignidade humana de todos os envolvidos no processo”, afirmam os advogados de Bolsonaro.

 

Negação e bom humor
Bolsonaro reagiu à reportagem, dizendo que é “uma tentativa vã” de desconstrui-lo. “O sistema agoniza, vamos vencê-lo”.

Os simpatizantes de Bolsonaro saíram em sua defesa com bom humor. Convencidos da inocência do candidato, distribuíram memes como “Em 1960, Bolsonaro grudou chiclete no cabelo do amiguinho”, ou “Bolsonaro chutou a barriga da mãe quando ela estava grávida dele”.
 

O não das mulheres
Apesar de ter declarado, no leito onde convalesce, que “nunca pregou o ódio”, o candidato vem sofrendo críticas ferrenhas do eleitorado feminino — situação que vendo sendo refletida nas pesquisas. Enquanto entre os homens a rejeição é de 33%, entre as mulheres o índice sobe para 50%. Entre os demais candidatos, não há esta diferença tão grande. 

Neste sábado (29), acontecem em várias cidades do Brasil manifestações em protesto a Bolsonaro. Em Santos, o #Elenão acontece a partir das 9h, na Praça da Independência.