TV em Transe

Reality eleitoral

04/10/2018

Período de eleições e o clima anda quente. Debates, denúncias, acusações, juízes interferindo no processo… Tem de tudo! Inclusive candidato duvidando da confiabilidade das urnas eletrônicas – que só não servem em caso de derrota, é claro, e como se o sistema de cédulas não fosse passível de fraude.

Então que tal revolucionar essa bagaça e tentar algo novo para escolher cargos do Executivo? Já pensaram um reality show eleitoral?

Sim, isso mesmo: os candidatos ficariam confinados durante meses, sendo eliminados um a um por votação popular até que só restasse um – o eleito! 

Ah, mas o resultado não poderia ser contestado também? Partindo do princípio de que sempre haverá alguém para questionar a lisura da apuração, independente de qual seja o sistema, que aceite ou vá reclamar com o bispo.

Na fazenda – Dentre os formatos de reality shows de confinamento disponíveis, penso que algo nos moldes de “A Fazenda” se encaixaria melhor. Seria uma oportunidade para ver os candidatos em atividades totalmente fora de suas rotinas diárias. Como se sairiam em situações desconfortáveis? 

Vejamos o atual cenário da disputa pela Presidência da República. Imaginem, por exemplo, Geraldo Alckmin ordenhando uma vaca! Ou então Jair Bolsonaro em tarefas domésticas, como lavar a louça! No caso da disputa pelo governo de São Paulo, veríamos João Dória limpando o banheiro! E aquela festinha no sábado com bebida à vontade? Certamente revelações bombásticas surgiriam!

Sem máscaras – E a convivência? Quantos e quantos barracos memoráveis seriam exibidos! Aliás, com a transmissão 24 horas, as máscaras provavelmente cairiam e conheceríamos os políticos como realmente são, sem discursos ensaiados, sem assessores, sem ações de marketing, sem diferenças de tempo no horário eleitoral gratuito e sem os bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Não seria mais democrático?

Ah, esqueci de mencionar o apresentador. Difícil escolher um comandante imparcial que agradasse a todos. Será que o Silvio Santos toparia?