Notícias

O valor da democracia

06/10/2018

No momento em que os brasileiros vão decidir o futuro do país, o Instituto Datafolha traz uma boa notícia: nada menos do que 69% dos brasileiros consideram a democracia a melhor forma de governo. Desde que o instituto começou a pesquisar sobre o tema, em 1989, este é o melhor índice alcançado por um sistema definido por Winston Churchill como “a pior forma de governo, com exceção de todas os demais”.

Por mais de 20 anos os brasileiros sentiram na pele o que significa uma ditadura militar. Cidadãos foram torturados, mortos. A censura à imprensa era total. De 1964 a 1988 os eleitores foram impedidos de escolher seu presidente. Simplesmente foram tratados como incapazes ou seres idiotizados que não tinha condição de escolher os dirigentes do país.

Felizmente, são tempos passados e os cidadãos sabem, como revelam as pesquisas, que a liberdade é um valor inestimável à vida humana. E neste domingo vão às urnas escolher livremente seus representantes – deputados, senadores, governadores e presidente.

Vivemos tempos difíceis, o debate é acalorado, mas quem tem apreço à democracia sabe reconhecer, e aceitar, o resultado das urnas, principalmente quando esse resultado não é o esperado. A disputa da eleição brasileira, em provável segundo turno, caminha para os extremos – entre a extrema direita, representada por Jair Bolsonaro, e a esquerda, na figura de Fernando Haddad, o candidato de Lula. 

Havia opções mais ao centro, mas a maioria do eleitorado, ao que tudo indica, tem optado pelos extremos. Gostemos ou não, é essa, a livre escolha, a vontade da maioria, justamente a maior virtude da democracia. O que não é aceitável, numa sociedade moderna, é que laços familiares e amizades de anos sejam rompidos simplesmente por pensamentos divergentes.

Democracia funciona assim: ou se ganha ou se perde e tudo pode ser mudado pela maioria do eleitorado no próximo pleito. Quem não tem a capacidade de entender isso não é capaz de compreender o verdadeiro significado de um sistema de governo tão bem definido por Winston Churchill.

Bom voto a todos.