Notícias

Como prevenir problemas na coluna

13/10/2018

“A?prevenção de problemas na coluna começa quando a pessoa levanta da cama e só termina na hora de dormir”, diz o neurocirurgião Adriano Scaff, especialista em medicina da dor. Segundo ele, são os erros diários que cometemos nas atividades mais comuns que podem levar às?dores crônicas na coluna, situação vivida por milhões de brasileiros.

 

Os problemas na região lombar são os mais comuns e afetam 21% das mulheres e 15% dos homens, segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE.   

?  
De acordo com os médicos, a lombalgia tende a aparecer na idade adulta e cada pessoa sofrerá pelo menos um episódio de dor lombar no decorrer da vida, a maior parte em consequência da má postura aliada às contrações musculares, normalmente causadas por tensão.  

?  
"Chega uma hora que as pessoas pagam a conta dos exageros que cometem ao longo da vida. Seja nos hábitos diários, seja pelos problemas de postura, porque ao forçar a coluna lombar além do que ela é capaz de suportar ocorrem as distorções que levam à dor", explica o neurocirurgião Adriano Scaff.  
?  

Dicas para o dia a dia  ?  

  • Não se debruce sobre a espinha dorsal. Faça alongamentos regulares?  
  • Evite ficar muito tempo deitado,? pois os músculos podem endurecer?e piorar a dor nas costas  ?  
  • A?natação é indicada, pois quase não impacta a?coluna vertebral e as articulações  
  • Faça terapia regular para manter sua coluna flexível e corrigir eventuais desequilíbrios na coluna  
  • Evite o sobrepeso. Cada 5 kg a mais coloca as mulheres jovens com 5% mais chances de dores nas costas  
  • Redobre os cuidados na gestação; 70% das mulheres têm dores nas costas na gravidez 
  • Não fume. ?A tosse dos fumantes pode ser uma causa direta de problemas nas costas e nas costelas. Fumar pode enfraquecer os tecidos e reduzir o fluxo sanguíneo, piorando a dor da coluna vertebral ou aumentando a chance de lesões.  ?  
  • A mochila da criança não deve pesar mais de 15 a 20% de seu peso corporal. Mochilas pesadas podem causar tensão muscular e dores nas costas ?  

 

Ergonomia no trabalho

Na opinião do neurocirurgião, a adoção da ergonomia é o melhor caminho para reduzir a incidência de dores nas costas no campo profissional, um dos grandes motivos de afastamento do trabalho por ordem médica no país. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, gerando bem-estar ao trabalhador e aumentando a produtividade.