Destinos no Exterior

Malta, um paraíso entre a Europa e a África

13/10/2018

O arquipélago de Malta é um dos tesouros reservados para os visitantes do Velho Continente. Situado no sul da Europa, entre a Itália e a Tunísia, o arquipélago é dividido em três ilhas principais: Malta, Gozo e Comino. Com uma paisagem típica do Mediterrâneo, o país oferece um cenário deslumbrante com praias paradisíacas, uma rica história e diversão para todas as idades. O lugar é também um dos destinos mais procurados por intercambistas. 

 

Heranças de povos antigos
Valletta, capital da ilha de Malta, é a porta de entrada e ostenta o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ali, a herança histórico-cultural se faz presente em construções, monumentos e até no idioma. Antes da dominação britânica, a ilha passou por fenícios, gregos, romanos, árabes e cavaleiros cruzados. 

A pequena cidade, fundada em 1.566 pelos Cavaleiros de São João de Jerusalém (organização militar cristã proveniente das Cruzadas), abriga 320 monumentos históricos em apenas meio quilômetro. A maior parte das construções é de estilo barroco e o traçado urbano é quadriculado e dominado por ruas estreitas.

Uma vez em Valletta, não deixe de visitar a Co-Catedral de São João e seu museu, o Palácio do Grande-Mestre, que abriga pinturas de artistas famosos, e seus três principais parques: Hastings Gardens, Upper Barrakka Gardens e Lower Barrakka Gardens. 


Praias paradisíacas
Grande parte do litoral de Malta é recortada por incríveis rochedos escarpados de cor clara, arcos e cavernas. Os tons de azul são típicos do Mediterrâneo e o país tem um verão comprido, com quase três mil horas de sol por ano.

Malta oferece aos visitantes muitas praias paradisíacas, como a Golden Bay, banhada por águas cristalinas, com areia avermelhada e macia, perfeita para caminhadas e banhos de sol.  Já a Lagoon Bay é ideal para a prática de mergulho, com suas águas calmas, claras e azuladas. Outra dica é a Gnejna Bay, uma bela e isolada praia de águas transparentes.

 

Existem diversos parques, palácios históricos e espaço para recreação, além de atividades com animais em meio à natureza. Há, também, feiras e mercadinhos onde é possível encontrar iguarias e petiscos deliciosos. A vida noturna local, por conta da grande quantidade de jovens intercambistas, se tornou bastante animada, com diversas opções de restaurantes e bares badalados

A Vila de Popeye
A Popeye Village (também conhecida como Sweethaven Village) é o lugar ideal para passeio com crianças. Situado na praia de Anchor Bay, o lugar, que serviu de cenário para o musical Popeye (1980), possui um parque temático com atividades para todas as idades e é considerado um museu a céu aberto, formado por charmosas casinhas que imitam uma vila de pescadores.


‘Cidade Silenciosa’ 
Bem no centro da ilha de Malta, Mdina é a antiga capital do país e conhecida como a “Cidade Silenciosa”, tendo, inclusive, servido de cenário para a famosa série Game of Thrones. Assim como Valletta, guarda boa parte da história local. A cidade é cercada por muralhas, tem uma atmosfera medieval que se mistura com construções barrocas e por lá carros não circulam por suas ruas estreitas, recheadas de casas e palácios todos na mesma tonalidade (areia).

St. Julian’s, a queridinha dos intercambistas
A cidade litorânea é a preferida dos estudantes em viagem de intercâmbio. Fundada no século XIX como uma pequena comunidade de pescadores, exibe um ar de vila do interior, com belas igrejas, mercados ao ar livre e um clima hospitaleiro. No calçadão que acompanha a orla há diversos restaurantes com gastronomia diversificada. Mas é a noite que a cidade se transforma em um badalado centro de diversão. 

 

Como chegar – Não há voos diretos do Brasil para Malta, mas as principais cidades da Itália, Inglaterra e Espanha oferecem conexões aéreas. Também é possível chegar à Malta via ferry boat, partindo da Itália ou da Tunísia.