Cultura | 11/10/2018

Apresentações e homenagens marcam abertura do Santos Dance Festival

FOTO: MARCELO MARTINS/PMS

A apresentação de uma icônica coreografia e a homenagem póstuma a uma apaixonada pela dança foram os destaques da abertura do 2º Santos Dance Festival, realizada na noite de quarta-feira (11), no Teatro do Sesc Santos. O público conferiu a apresentação do premiado espetáculo Shogun (Anaçã Cia. de Dança). A coreografia, criada em 1980 por Ivonice Satie em homenagem ao avô samurai, arrebatou crítica e público dentro e fora do Brasil.


Além da apresentação, a memória da bailarina e coreografa morta em 2008 foi exaltada em uma bela homenagem. Coube à filha de Ivonice, Carolina Fagundes, falar um pouco sobre a vida e obra da mãe. “Ela viveu 57 anos, e dedicou 50 deles à dança. Provou que é possível fazer muito utilizando pouca coisa”. Além de Shogun, a noite contou ainda com as apresentações dos espetáculos Tristes Noites (Galpão 1) e Eternos (Anaçã Cia. de Dança).


Até o próximo domingo (14), o Santos Dance Festival vai levar ritmo e movimento ao Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). O evento terá concurso de dança com premiação em dinheiro, workshops com a presença de professores nacionais e internacionais, além de feira de produtos. Em razão do mau tempo, as apresentações programadas para o Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino) foram suspensas.


Esta edição reunirá perto de mil bailarinos de 50 academias da região e outros do Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Estudantes do Paraguai também vão participar do festival. Durante as competições, as coreografias serão analisadas e pontuadas por uma comissão julgadora formada por Edy Wilson, Anselmo Zolla, Beatriz Almeida, Erika Novachi, Juliana Garcia e Jonathan Pikolé.


 
Somadas às premiações em dinheiro, o festival também vai fazer indicações de estudantes e professores para bolsas de estudo integrais para Passo de Arte Move – International Summer Course 2019 e escolhas para o Concurso Internacional de Bailado do Porto (Portugal).
 


O Santos Dance Festival é produzido pelo Instituto Passo de Arte, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). A programação completa está disponível no www.passodearte.com.br
 


Leia também