Notícias

De olho nas dietas da moda!

20/10/2018

Na obsessão de perder peso em curto espaço de tempo, muita gente não respeita os limites do corpo e os riscos à saúde, optando por soluções imediatistas. É o caso as famosas "dietas da moda". “Essas dietas não respeitam a individualidade nutricional e prometem resultados rápidos com restrições alimentares que podem ser perigosas para a saúde”, adverte a nutricionista Ana Paula Del'Arco, consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

Ela destaca que as dietas da moda quase sempre recomendam a exclusão de algum grupo alimentar e, consequentemente, de nutrientes, o que afeta o desempenho do organismo. “Nosso corpo necessita de todos os nutrientes em equilíbrio para o seu adequado funcionamento”, ensina. “A saúde atrelada a uma dieta saudável, balanceada e diversificada é algo que não sai de moda", completa Ana Paula, que esclarece alguns dos principais modismos à mesa:

Sem lactose 
Retirar a lactose da dieta não emagrece. “A lactose é um nutriente, é o açúcar do leite, que deve fazer parte de uma dieta balanceada. A lactose não traz nenhum malefício à saúde, salvo para aquelas pessoas com intolerância à lactose diagnosticada. Esses alimentos são a principal fonte de cálcio na alimentação, além de conterem minerais e vitaminas em abundância”, informa a nutricionista.

Gluten Free
O glúten é a fração proteíca do trigo e não faz nenhum mal para a saúde, exceto para aqueles com doença celíaca, garante Ana Paula. “Remover ou reduzir drasticamente o glúten da dieta para quem não tem doença celíaca é incorrer no erro de fazer substituições que podem prejudicar a saúde, além de desenvolver uma sensibilidade antes inexistente”, alerta.

Low Carb
A famosa dieta de Atkins, agora repaginada, a Low Carb permite apenas  frutas e legumes como fontes de carboidratos na alimentação. "Nesta dieta a monotonia alimentar é bastante forte, acarretando na privação de diversos nutrientes para o adequado funcionamento do corpo", alerta Ana Pau

Sucos detox
Os sucos detox ainda são adotados por muitas pessoas no intuito de desintoxicar, desinchar ou de "purificar o organismo". Entretanto, de acordo com a nutricionista, “a privação de nutrientes e de fontes consistentes de energia acabam intoxicando ainda mais o organismo, uma vez que o corpo aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse quando está em estado de privação energética”. E os efeitos não param por aí. “Tomar apenas sucos por 2 ou 3 dias diminui a frequência intestinal, aumentando o acúmulo de toxinas no intestino, prejudicando a frequência de evacuação”, afirma.