Datas Comemorativas

Tradicional e inovador, Boqueirão faz aniversário

20/10/2018

Na quarta-feira (25) vamos comemorar o aniversário do Boqueirão, um dos bairros mais tradicionais, dinâmicos e acolhedores da cidade. A data escolhida se refere à criação da Sociedade de Melhoramentos do bairro, em 1960, mas a vida pulsante deste quadrilátero compreendido entre a praia, os canais 3 e 4 e a antiga “linha da máquina” remonta a datas mais antigas.

O Boqueirão começou a ser ocupado com mais intensidade no fim da segunda metade do século 19. Foi em 1845 que finalmente foi concluído o caminho ligando o centro de Santos (a “cidade”) à praia: como era o único a ligar estas duas extremidades santistas, o Caminho Velho da Barra passou a ser popularmente chamado de Boqueirão.

O Caminho Velho correspondia ao trajeto que hoje se faz percorrendo as Ruas Braz Cubas, Luís de Camões e Oswaldo Cruz —taí a explicação de estas vias serem ‘curvas’ enquanto a Avenida Conselheiro Nébias é uma grande reta.

Nesta época, ir à praia era uma grande aventura e só se dispunha a superar este trajeto quem, por recomendação médica, buscava a praia para um banho de mar. 

Foi mais no final daquele século 19 que frequentar a praia passou a ganhar o caráter de recreação e tornou-se um passeio popular. 

Parque Indígena

O Boqueirão ganhou um grande impulso para sua ocupação residencial em 1876, quando foi inaugurado o serviço de água encanada. O bairro foi dividido em lotes. O maior deles, com 22 mil metros quadrados (compreendido entre a avenida da praia, o canal 3, a atual Rua Governador Pedro de Toledo e a avenida Conselheiro Nébias), foi adquirido por Julio Conceição. Ele criou no local o Parque Indígena, com diversas espécies vegetais —principalmente orquídeas. Alías, foi este rico acervo botânico que deu origem, anos depois, ao Orquidário Municipal. 

Outro grande salto de desenvolvimento, este ainda maior, ocorreu a partir do final da década de 1940, quando começaram a ser construídos os primeiros prédios da orla. A população aumentou em ritmo intenso. O número de moradores passou de 18,2 mil, em 1960, para cerca de 40 mil, meio século depois. 

No Boqueirão, começaram a ser construídos, principalmente na avenida Conselheiro Nébias, edifícios com um conceito inovador para a época e que vem sendo resgatado por arquitetos e urbanistas da atualidade: o uso misto, com estabelecimentos comerciais no térreo e apartamentos residenciais nos pisos superiores. 

No bairro, surgiram comércios tradicionais, como a Mercearia Carioca (que ficava na avenida Epitácio Pessoa, 21), a Padaria Independência (situada onde hoje há uma farmácia, na esquina das avenidas Conselheiro Nébias e Epitácio Pessoa) e o Bazar 5 de Outubro, que este ano completou cem anos. 

Praça a beira mar


Quem percorre o jardim da orla santista inteiro percebe que, na área do Boqueirão, ele ganha características bem particulares. Uma fonte, um abrigo de formato curvo e alamedas mais amplas, com o piso feito em mosaico português exibindo formas de animais marinhos, concebidas por Macedo e o figurinista de teatro Newton de Souza Telles. É a Praça do Boqueirão, projeto do arquiteto Eduardo Costa Macedo. Na avenida da praia, o abrigo para os passageiros dos bondes também exigem o arrojo urbanístico: uma laje inclinada, sobre apoios em forma de triângulos. 

Unidades de ensino
O Boqueirão reúne uma série de unidades de ensino: creche, escolas de ensinos fundamental e médio, cursinhos, institutos de idiomas e faculdades. Destaque para a Universidade Santa Cecília, que surgiu a partir de uma escola maternal e hoje é a maior universidade da cidade, em número de alunos e espaço físico. 

Super Centro


Diz a lenda que não existe uma só pessoa (santista ou não) que nunca tenha se perdido nos corredores do Super Centro Boqueirão, que é considerado o primeiro shopping Center da América Latina.

Inaugurado em 15 de setembro de 1965, concentra, em um edifício de 1,5 mil metros quadrados, 140 lojas, dos mais variados segmentos comerciais. Os corredores foram feitos propositalmente para serem uma espécie de labirinto, com o objetivo de estimular os clientes a não fazem sempre o mesmo caminho e, assim, consumir em diversos estabelecimentos.