Leitura

Autora de chr39Mulheres de Areiachr39, Ivani Ribeiro ganha biografia

24/10/2018

Uma das maiores expoentes da dramaturgia brasileira tem sua história revelada na biografia não autorizada ‘Ivani Ribeiro: a dama das emoções’, produzida pela jornalista Carolline Rodrigues. O livro com 432 páginas é dedicado à vida e à carreira da autora vicentina, desde os primeiros poemas ainda na infância até sucessos da TV, como “A Viagem” (1975), “O Profeta” (1977), “A Gata Comeu” (1985), entre outros. A noite de autógrafo será em Itanhaém, berço de duas das grandes obras de Ivani: “Mulheres de Areia” (1973) e o “Espantalho” (1977), em 9 de novembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

O livro mostra a dedicação da autora Ivani Ribeiro (1922-1995), nome artístico de Cleide Freitas Alves Ferreira, envolvida em todo o processo de produção da telenovela, desde a carpintaria do texto à escolha dos atores, detalhes que eram passados pelo seu crivo.

Segundo a jornalista, tudo teve início quando ela se deparou com mais de 7 mil livros jogados no lixo. “Eu vi tudo arrumadinho e parei para olhar. Percebi que havia sacos de lixo com muitas obras. Não pensei duas vezes e as levei para casa. Lendo-as percebi que eram de uma mulher chamada Cleide Freitas Alves Ferreira. Após algumas pesquisas, descobri que Cleide na verdade era a autora Ivani Ribeiro”.

 

Além de uma ampla pesquisa em publicações das décadas de 1930 a 1995, manuscrito e diários da autora, a biografia tem 80 depoimentos. 

Itanhaém
Com a segunda Cidade mais antiga do Brasil, a relação de carinho ainda é maior. Isso porque a autora escolheu a Praia dos Pescadores, de Itanhaém, como cenário da trama das personagens Ruth e Raquel, vividas pela atriz Eva Wilma. Outro local que também serviu de cenário para as locações de “O Espantalho”, folhetim de Ivani Ribeiro.