Leitura

Tarrafa Literária tem edição especial com a escritora Lilia Schwarcz

29/10/2018

A tradicional Tarrafa Literária terá uma edição especial nesta terça-feira (30) com a autora Lilia Schwarcz. O evento acontece, a partir das 19h, no Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias), com entrada gratuita e capacidade limitada. 

 

Com moderação do livreiro José Luiz Tahan, idealizador da Tarrafa e editor da Realejo Livros, o debate vai abordar o  conjunto de obras de Lilia, com destaque para Lima Barreto, uma das suas grandes biografias. "É uma alegria enorme receber a Lilia numa data especial da Tarrafa Literária, em parceria com a São Judas. Lilia é uma das vozes mais lúcidas e influentes da divulgação da história do Brasil. Seus livros são lidos por muitas pessoas e são assuntos biográficos que interpretam e iluminam personagens e capítulos da nossa história", destacou Tahan.

 

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP (Universidade de São Paulo). É autora, entre outros, de Retrato em branco e negro (1987, prêmio APCA), O espetáculo das raças (Companhia das Letras, 1993 e Farrar Strauss & Giroux, 1999), Racismo no Brasil (Publifolha 2001), As barbas do Imperador (1998, Prêmio Jabuti/ Livro do Ano e New York, Farrar Strauss & Giroux, 2004), A longa viagem da biblioteca dos reis (2002), O sol do Brasil (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), Brasil: uma biografia (com Heloisa Murgel Starling; Companhia das Letras, 2015, indicado entre os dez melhores livros prêmio Jabuti Ciências Sociais) e Lima Barreto, triste visionário (São Paulo, Companhia das Letras, 2017).

 

A 10ª edição da Tarrafa Literária, evento dedicado a escritores e leitores, aconteceu em setembro em Santos, com apoio da São Judas – Campus Unimonte, ocupando o Sesc e o Teatro Guarany.