Notícias

Dicas para escrever uma boa redação

01/11/2018

A redação é uma das partes mais importantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que será aplicado neste domingo (4). Ser claro, coerente, obedecer às normas da língua portuguesa e ter capacidade de desenvolver um raciocínio são características fundamentais para qualquer estudante, não importa a carreira que deseja seguir, e também para qualquer pessoa que queria se comunicar com eficiência. Coordenador do Curso Vetor Vestibulares e especialista em língua portuguesa, o professor Rubão dá algumas dicas para se escrever uma boa redação:

 

Informe-se sobre temas atuais

Tradicionalmente, as redações do ENEM trazem como tema algum assunto recorrente da atualidade. Portanto, é importante “abrir o leque” e dedicar tempo à leitura de assuntos variados. Dica, em ano de eleição, importante estar atento ao que está em pauta sobre política, economia, emprego e segurança.

 

Faça um rascunho com os principais tópicos

Muitos estudantes travam porque não sabem por onde começar. Para evitar isso, basta fazer uma relação prévia dos tópicos que pretende abordar no texto e seguir a ordem lógica de fatos, sempre com um bom encadeamento de ideias.

 

Estilo

Evitar a primeira pessoa porque não se trata de um texto literário, em que é possível fazer esta opção, mas sim de uma dissertação que exige impessoalidade. Textos em primeira pessoa recebem nota zero. Evite também o uso da voz passiva, para que o texto não fique cansativo. A voz ativa torna a compreensão mais clara.

 

Gramática 

Erros de ortografia, concordância e caligrafia ilegível descontam pontos. Muita atenção!

 

Primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo define o estilo e a linha de discurso. O melhor é já causar uma boa “primeira impressão”.

 

Desenvolvimento

Os avaliadores querem checar se o estudante possui conhecimento, portanto, nos parágrafos que se seguem, deve-se apontar fatos históricos, estatísticas e conectar fatos para explicitar a ideia principal.

 

Polêmica

Se o tema for polêmico, cabe colocar a visão contrária para que o leitor/avaliador entenda que o autor da dissertação entende o panorama completo.

 

Coesão de ideias/Conclusão

Não dá para ficar em cima do muro! O texto deve ter uma conclusão clara e, embora seja possível listar outros pontos de vista na redação, não deve haver dúvida sobre a mensagem que o autor do texto pretende passar — ela deve ser clara, não contraditória.