Notícias

Cabeceira potencializa conforto do dormitório

03/11/2018

Local mais privado de uma residência, o quarto deve primar pelo aconchego e, ao se compor este ambiente, um elemento pode conferir ainda mais conforto: a cabeceira da cama. 
“A  cabeceira dá um porte para a cama, que é a protagonista do ambiente, e, em termos práticos, protege a cabeça da friagem e da umidade”, explica arquiteta Cristiane Schiavoni. Seu uso também é indicado para quem adora ler ou assistir filmes na cama e, nesses casos, a aposta é por modelos estofados para que o uso fique bem mais gostoso.
Independente do tamanho do dormitório, estilo da decoração ou material utilizado, a cabeceira valoriza ainda mais o refúgio do morador.

 

Material 
Em relação aos materiais, não há uma solução única. “Tecido, couro, madeira, fibra natural ou sintética são bem-vindos. A escolha varia conforme o estilo e as características do ambiente”, diz.  Em caso de espaços pequenos e verba restrita, ela sugere adesivo ou pintura: “Assim, você delimita a área de descanso sem perder nada da metragem”, afirma. Outra dica importante está relacionada ao criado-mudo. “Não é preciso coordenar o acabamento entre os dois móveis. O importante é que sigam a mesma linguagem visual”, explica..

Tamanho
Não existe tamanho ideal. “Não existe uma regra, mas costumo adotar o mesmo tamanho da cama ou seguir até o final do criado-mudo”, revela. Em camas de solteiro, além de vestir a parede atrás da cabeça também vale continuar com o mesmo material nas laterais da cama. Dessa maneira, basta adicionar almofadas para a cama servir também como encosto de um sofá – uma ideia bacana para quartos de crianças que recebem os amigos na hora de ver filmes ou jogar videogame.

Formato 
A arquiteta dá dicas para maximizar o resultado. “Quando posicionada na vertical, a cabeceira traz a impressão de que o pé-direito é maior. Na horizontal, o ambiente parece mais largo. Mas, cuidado: em quartos estreitos, a cabeceira vertical tende a piorar a sensação de aperto”, alerta.