Notícias

‘Gelateca’ incentiva leitura e circulação de livros em escola de São Vicente

05/11/2018

Uma geladeira cheia de histórias fresquinhas está incentivando a leitura a alunos de São Vicente. Batizada de ‘Gelateca’, a geladeira com livros da EMEI Vila Jóquei (Rua Fernando Ferrari, s/n – Jóquei Clube) estimula os hábitos de leitura e a doação de obras entre os estudantes.

Os enfeites de cartolina e papeis coloridos tornam o eletrodoméstico atrativo e chama a atenção das crianças, tornando a atividade mais lúdica. “A geladeira vem para provocar os alunos, estimulando a leitura. Além disso, o objeto vem para descongelar idéias por meio da leitura”, explica Damiana Albuquerque, diretora da escola.

Inspirada na ideia de ‘descongelar’ histórias, uma das crianças da unidade escolar decidiu seguir o exemplo. Em uma geladeira de brinquedo, a aluna criou uma ‘gelateca’ em miniatura, colocando livros de literatura infantil e gibis para que ela e uma amiga pudessem ler juntas. “A atitude dela é um exemplo. Ficamos felizes em ver que o projeto vem inspirando as crianças. A criação dela é uma prova que estamos plantando uma semente do bem”.

Recheada de gibis, livros infantis e obras de autores nacionais como Monteiro Lobato e Machado de Assis, a 'Gelateca' pode circular pelas ruas da Cidade e se transformar numa biblioteca itinerante. “O próximo passo do projeto é criar parcerias com comércios onde deixaremos a geladeira da escola durante um dia. Assim a população terá a oportunidade de conhecer novas histórias e também deixar sua doação”, comenta a diretora.