Leitura

Escritor leciona oficina literária em Santos

05/11/2018

O escritor Flávio Viegas Moreira vai ministrar uma oficina de literatura na Associação Cultural José Martí (Rua Joaquim Távora, 217, Marapé), nos dias 6, 13, 21 e 27 de novembro, das 19h30 às 21h30. Cada aula custa R$20. Podem participar autores iniciantes ou habilitados a escritura a partir de 16 anos.

 

Entre os principais temas abordados estão: importância das novas mídias e suportes de internet, método tranzmoderno e literatura do estilhaço, redes sociais e literatura, edição transversal, elementos básicos de poética, semiologia literária, desconstrução de contos, a tradição da novela e romance, poesia digital, concreta e história da literatura. 

 

Na oficina, as habilidades desenvolvidas irão focar na abordagem e avaliação de textos de iniciantes e autores novos, condução de originais e elaboração de projetos para obras editáveis, discussão de novas plataformas literárias e função na era digital; aplicabilidade de novas formas literárias e gêneros que surgiram na pós-modernidade; rconhecimento de outras poéticas para o século XXI e a insurgência de caminhos variados na criação literária: o que é prosa, poesia e ´proesia´ hoje. Desde a estrutura do conto, da novela, do poema e romance hoje. 

 

Para isso, a programação das atividades terão leitura de originais, aula sobre estrutura de gêneros literários, interação entre narrativas, aplicação do método de desconstrução e análise dos clássicos na feitura de textos a partir de temas, argumentos e assuntos proposto em sala: contos, poesia em prosa, microcontos, novelas e a arquitetura do romance.