Notícias

O uso de homeopatia na agricultura

27/10/2018

A grandiosidade do desenvolvimento tecnológico é inegável. Já virou um chavão dizer que nunca a humanidade gerou tanto conhecimento em tão pouco tempo. Mas também tem se discutido muito o custo que fomos obrigados a pagar e por quantas gerações está dívida será cobrada. A poluição do ar, da terra e das águas chegaram, há muito tempo, nos nossos alimentos. Mas há um movimento tentando resgatar alguma condição saudável para o planeta. Os alimentos orgânicos e a redução dos defensivos agrícolas são bons exemplos.

 

Nessa linha de raciocínio, os medicamentos homeopáticos têm sido usados tanto na pecuária quanto na agricultura. E os resultados têm sido animadores. A homeopatia faz com que a planta seja mais reativa às pragas, zerando ou reduzindo o uso de agrotóxicos. Do mesmo modo, a homeopatia está sendo usada em animais de criação em larga escala, em gado de corte (bovinos e suínos), na produção do leite e em granjas. Produzindo um alimento com menor risco de contaminantes e mais saudáveis.

 

O uso da homeopatia está previsto e autorizado pela legislação referente à produção agrícola orgânica. Além da homeopatia, o uso da antroposofia, e medicamentos derivados dessa prática, está consolidado na agricultura biodinâmica. O uso desses medicamentos, ainda que não tenham nenhuma vinculação religiosa, é aceito e estimulado por pessoas que se vinculam a movimentos que entendem a vida como uma grande relação entre os seres vivos, conscientes e sencientes, e o meio ambiente. Entendendo que todos estamos vinculados e que temos responsabilidades uns pelos outros.

 

A escolha do medicamento homeopático depende da totalidade sintomática, ou seja, além dos sintomas físicos, é necessário buscar as alterações psíquicas e individuais causadas pela doença. Na agricultura e na pecuária extensiva, obviamente, não é possível buscar tal grau de individualidade. Mas todo ser vivo, seja uma planta ou animal, tem o seu princípio vital alterado por fatores estressores, como excesso ou falta d´água, tipo, qualidade e quantidade de nutrientes. Segundo a homeopatia, a alteração no princípio vital apresentará alguma modificação externa, percebível, e que apontará o medicamento indicado.

 

A grande vantagem do uso da homeopatia ou da antroposofia no trato rural é que não deixará resíduos, tornando mais seguro o seu consumo. Além disso, é uma relação baseada na ética e no respeito à vida, aos animais e ao meio ambiente. O uso da homeopatia nos animais de companhia, que expressam mais claramente suas emoções, já está bastante consolidado, agora falta ampliar essa garantia para o meio rural. 

 

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.

 

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena