Baixada Santista

Feira da Consciência Negra em Bertioga

08/11/2018

A Vila do Bem oferece atividades em diversas áreas e linguagens artísticas que buscam trazer diferentes perspectivas da Cultura Negra. A ação será neste sábado (10), a partir das 15h.

 
Confira a programação:
 
15h – No Balanço da Maré, só não Dança quem não Quer!
Grupo Alma de Maré traz o espetáculo “No Balanço da Maré, só não Dança quem não Quer!”: uma intervenção cênica, musical e interativa, na qual a dança e a música encontram-se para celebrar a cultura popular brasileira. O universo poético e divertido do Cacuriá, do Coco e da Ciranda convidarão o público a uma experiência rítmica, mostrando que em qualquer idade se pode brincar.

 
15h – O Casulo Viajante
A Kombi Safári 83 estacionará na Vila do Bem e trará livros de contos populares, literatura de cordel, contos de fadas, além de uma seleção de histórias africanas para leitura compartilhada. Com Brunna Talita e Renato Ribeiro.

 
15, 17 e 19h – Amarrações de Turbantes
Michelle Fernandes, da Boutique de Krioula, apresenta parte da história dos turbantes, adornos feitos de tecidos que carregam em si elementos culturais africanos e ensina uma gama de amarrações para utilizar no dia a dia e empoderar a mulher negra. Vagas limitadas. Inscrições com 30 minutos de antecedência no local.

 
16h – Trupe da Jurema
O Grupo de teatro Trupe da Jurema foi criado em 2018, em Bertioga, e realiza jogos teatrais e oficinas de criação espontânea, partindo da realidade vivida pelos próprios atores. Nesta intervenção, a trupe traz uma esquete produzida após reflexões sobre ser negro e negra no Brasil.

 
16h15 – Do Saara às Savanas: as Histórias que a África conta e o Brasil Reconta (foto)
A África é o berço da humanidade e tem muitas histórias para contar. A narração traz mitos das culturas africanas e afrobrasileira, como a lenda iorubá da criação do mundo. Apresentação com o Núcleo Esporos de Experiências Artísticas.

 
17h – Passinho
Com o Instituto Liga do Funk, o projeto Morada da Liga, criado pelo instituto Liga do Funk, se constituiu como um espaço de moradia coletiva que oferece formações técnicas em diversas áreas de atuação profissional no funk. As ações, voltadas para jovens da Zona Leste da cidade de São Paulo, desenvolvem potencialidades e se apresentam como alternativas de inclusão social. Nesta oficina, que percorrerá uma linha do tempo do ritmo funk, serão ensinados movimentos clássicos do passinho.

 
18h – Roda de Samba e Capoeira
O Grupo de Capoeira Mestre Cipó surgiu em Bertioga e oferece aulas e vivências no Bairro Chácaras. A atividade propõe uma roda de samba, que é historicamente associada à capoeira, celebrando duas importantes manifestações da Cultura Negra.