Baixada Santista

Pela primeira vez, Dia Municipal da Umbanda será celebrado em São Vicente

13/11/2018

Contra toda forma de intolerância religiosa, São Vicente sancionou a lei n° 259/17, que inclui no Calendário Oficial o Dia Municipal da Umbanda, comemorado no dia 15 de novembro.  Para celebrar a data, nesta quinta-feira, das 9 às 16h, na Praia do Itararé, em frente à Arena de Eventos, haverá a primeira festa com autoridades, umbandistas e líderes de demais religiões para falar sobre tolerância. O evento também contará com apresentações de grupos de dança e de canto que valorizam a Cultura Afro e a diversidade.

De acordo com a presidente da Associação Filhos de Aruanda e organizadora do evento, Benedita Aparecida Marquete, o reconhecimento da data é um grande passo para combater a intolerância religiosa. “O marco no Calendário Oficial da Cidade foi uma grande vitória. Enfrentamos muita intolerância até a lei ser sancionada. Para quebrar essa discriminação, queremos a participação de umbandistas, simpatizantes e também pessoas de todas as religiões que desejam o fim da intolerância religiosa e a instauração da cultura de paz”, enfatiza.

O evento terá início às 9h com a abertura que contará com a participação de umbandistas da Cidade e de várias partes do Brasil, além de diferentes líderes religiosos para falar que mesmo com crenças diferentes as pessoas podem viver em harmonia. Apresentações de grupos de dança e de canto darão continuidade à programação. Das 11h as 13h30 será realizado o ritual religioso da Umbanda. Depois as apresentações retornam. O evento se encerra às 16h. 

A Associação Filhos de Aruanda existe há 10 anos. É uma entidade sem fins lucrativos e conta com mais de 300 pessoas que se unem para a realização de projetos sociais. “O trabalho feito pelos voluntários é reflexo de suas crenças. “A Umbanda resumi-se em paz, união e amor ao próximo”, explica Benedita.

A celebração tem apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Cultura (Secult) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Data – O Dia Nacional da Umbanda celebrado também em 15 de novembro foi instituído em 2012. A data foi escolhida, pois é considerada o dia do surgimento da religião.

Confira a programação:
5h – Chegada da organização
9h – Abertura
9h20 – Hino do Brasil, São Vicente e da Umbanda
9h30 – Homenagens: Entrega Láurea dos amigos Afa e troféu
10h – Conscientização do Pai Varela e Mãe Aparecida- Importância da comemoração do dia da Umbanda
10h10 – Hino da negritude
10h15 – Exposição do pai Ronaldo
10h20– Apresentação do grupo de afoxé Oba Aláàfin
10h40– Apresentação da Curimba Pedra de Lua
13h30– Parabéns para a Umbanda
14h30–Apresentação do grupo Balé Afro 10
14h45– Apresentação indígena
15h– Apresentação de dança do grupo Maracatu Zebelê
15h20–Apresentação de dança cigana
16h– Encerramento