Beleza

De olho nos cosméticos veganos!

17/11/2018

Nas últimas décadas, a indústria cosmética ampliou o leque de produtos oferecidos para consumidores veganos. No entanto, em meio às inovações, alguns componentes da fórmula desses produtos costumam ter origem animal que passa despercebida. Confira algumas substâncias que podem estar camufladas em diversos produtos de beleza:

Ácido Esteárico
De origem animal, esse ácido, geralmente, é proveniente da banha do porco ou do sebo retirado da gordura do boi ou carneiro. Mas também é possível encontrá-lo em alguns óleos vegetais, como o óleo de coco. É utilizado como agente ligante em produtos cosméticos, loções e sabonetes.

Ácido hialurônico
Derivado da crista de galo, esse ácido é muito utilizado na área estética como material para o preenchimento de rugas e linhas de expressão. Mas também existe a versão bacteriana. Por isso, antes de realizar qualquer procedimento, deve ser consultada a origem dessa matéria-prima.

Almíscar
Essa substância, obtida a partir dos órgãos genitais de animais, como castores, lontras, veados, entre outros, já foi amplamente utilizada em perfumarias como nota de base e fixador. Mas, atualmente, diversas marcas já substituíram essa matéria-prima por almíscares sintéticos em suas fragrâncias.

Carmim
Esse corante avermelhado, conhecido também como cochonilha, é extraído dos corpos secos das fêmeas – especialmente durante a gravidez – de determinados insetos que se alimentam da seiva das plantas. O pigmento é muito usado em cosméticos, especialmente na coloração de batons.

Colágeno e elastina
Encontradas no tecido conjuntivo dos animais, essas proteínas são amplamente utilizadas em produtos hidratantes, devido à função estrutural, que confere elasticidade e sustentação à pele. Atualmente, existem versões sintéticas do colágeno e da elastina. Em caso de dúvidas sobre a origem é possível entrar em contato diretamente com os fabricantes.

Lanolina
Composta por ácidos graxos, a lanolina é uma substância de textura cerosa secretada na pele das ovelhas, como proteção e emoliente para o corpo. A substância possui ampla utilização industrial, como um agente de hidratação em cosméticos, produtos para cabelos, unhas e pele em geral. O mercado vegano já oferece opções com componentes de origem vegetal para substituir a substância

Queratina
Um dos ingredientes mais famosos para os cuidados do cabelo, a queratina é facilmente encontrada na composição de condicionadores e shampoos, mas poucos sabem que sua origem é animal. A substância é extraída da juba, chifres, cascos, pelos e penas de vários animais e trata-se de uma proteína insolúvel constituinte da epiderme, unhas, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Entre as principais alternativas para substituí-la estão o óleo de amla e a proteína da soja.