Notícias

Tuberculose causa 4,5 mil mortes por ano no país

17/11/2018

Uma das doenças mais temidas no passado, a tuberculose continua matando. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, por ano no país são registrados cerca de 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil, por sinal, concentra um terço dos casos de todo o continente americano, de acordo com o Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Por medo e desinformação sobre a doença, muitas pessoas evitam o contato e isolam o doente, porém quem precisa ser evitado é o bacilo. Se a pessoa segue o tratamento até o final contribui para quebrar a corrente de transmissão da doença”, explica o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Laboratório e Imagem.

 

A doença – A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis e afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como ossos, rins, gânglios e pleura (membrana que envolve os pulmões). A doença pode ser transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar ao falar, espirrar e tossir. Não ocorre transmissão com o compartilhamento de roupas, copos, talheres e outros objetos.

 

Principais sintomas – Tosse constante, se durar três semanas; sudorese noturna; tosse com secreção (pus ou sangue); fraqueza e cansaço excessivos; febre vespertina e a perda rápida de peso; dificuldade de respirar, e outras complicações pulmonares.

 

Prevenção – As crianças com até cinco anos devem ser vacinadas com a BCG que protege contra formas graves da doença. A prevenção também acontece por meio de hábitos simples como manter ambientes bem ventilados e com a entrada de luz solar. Proteger a boca com um lenço de papel ou mesmo com o braço ao tossir também evita a disseminação aérea do bacilo por pessoas infectadas.

 

Tratamento tem que seguir até o fim

Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor. O tratamento dura, no mínimo, seis meses, e consiste em tomar medicamentos específicos, mediante recomendação médica. É fundamental seguir o tratamento à risca, sem interrupção, para evitar a transmissão e agravamento, pois a melhora nas primeiras semanas ou meses de tratamento não é suficiente.

 

“Pessoas que tiveram contato com alguém que tem ou teve tuberculose, devem procurar um especialista para se informar e investigar a doença. O diagnóstico precoce previne e ajuda no combate à transmissão da bactéria”, alerta o médico Alberto Chebabo.