Baixada Santista

Guarujá realiza campanha chr39Não dê esmola, ofereça dignidadechr39

19/11/2018

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), está realizando a Campanha "Não dê esmola, ofereça dignidade". A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população a não dar dinheiro às pessoas em situação de rua, mas sim encaminhá-las para os serviços municipais de assistência social e saúde.

 

Faixas foram afixadas nos cruzamentos da Cidade para chamar a atenção da população e dos turistas. Além disso, equipes realizam, periodicamente, blitz educativas com entrega de panfletos na entrada da Cidade. A próxima ação acontecerá neste de Feriado de Proclamação da República.

 

Guarujá realiza um trabalho constante com a população de rua. Diariamente, a equipe de abordagem social da Sedeas, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), aborda e identifica essa população com a finalidade de ofertar os serviços de assistência social.  E importante ressaltar que nestes últimos três meses 180 pessoas em situação de rua puderam voltar ao convívio familiar graças ao processo de recâmbio realizado pela Sedeas.

 

Centro Pop

O Centro Pop é a porta de entrada para o acolhimento a pessoa em situação de rua. A unidade está localizada na Marginal Cônego Domênico Rangoni, 1521 – Vila Áurea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Todas as ações realizadas pela Abordagem Social e as demais equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social têm a finalidade de reinserir os moradores de rua na sociedade e no convívio familiar.

 

"O morador em situação de rua perde a dignidade e a cidadania. Dar esmolas não ajuda esse cidadão que está apartado da sociedade, ao contrário, só contribui para que ele permaneça preso aos vícios que o levaram a esta situação, perpetuando uma condição de miséria que degrada o ser humano", declarou o diretor de Proteção Básica da Sedeas, Rafael Paes de Barros Tamburus.

 

Ele ressalta, ainda, que se a intenção é ajudar quem pede trocados, não dê dinheiro. "Ofereçam dignidade e os encaminhe para os serviços de assistência social, lá eles recebem alimentação, fazem a higiene e têm uma equipe preparada para acolhê-los. Buscar fazer com que essa pessoa saia da situação de rua e volte a viver em família é fundamental, todo ser humano merece", finalizou.