Santos

Sala Princesa Isabel será restaurada

19/11/2018

Um dos ícones da arquitetura histórica de Santos está sendo restaurado para recuperar as características originais. A Sala Princesa Isabel, localizada no Palácio José Bonifácio, foi construída em 1939 para abrigar a plenária da Câmara Municipal e passa por uma reforma minuciosa. A obra, à cargo da Construtora Tecnibras, envolve o restauro de bens artísticos –como lustres, arandelas e pinturas–, parte elétrica e instalação do sistema de ar condicionado.

 

Um dos pontos com maior relevância histórica na obra é a restauração do lustre pendente central, que possui 2,9m de altura, 2m de diâmetro e pesa de cerca de 300kg. O trabalho delicado passa pelas mãos de Fernanda Victoratto. restauradora que aprendeu o ofício com o pai e mantém uma tradição familiar que começou com o bisavô, em 1929. Para resgatar as características da peça, os profissionais envolvidos buscaram cristais similares aos originais e trabalham in loco, em um atelier montado no mezanino da Sala Princesa Isabel.

 

Restauração completa

Além da reforma dos lustres, a obra realizada pela Construtora Tecnibras contempla o restauro das pinturas dos murais, dos elementos decorativos, caixilhos, arandelas e vitrais. O piso em madeira está sendo lixado, calafetado e vai receber nova resina. O carpete antigo dará lugar a um novo, de melhor qualidade, com cor mais harmônica com o ambiente.

 

Os circuitos elétricos serão revistos, com todas as lâmpadas em LED. A arquiteta da Construtora Tecnibras, Adriana Alcântara, destaca que essa é uma das partes mais desafiadoras da obra. "A estrutura possui fios de pano e tubulação de ferro, que são fatores de complicação. Por precaução, fizemos limpeza e sondagem antes do início do restauro e estamos realizando os reparos pelo lado de fora, para não danificarmos as paredes internas", ressalta.

 

No lugar das antigas mesas e cadeiras dos vereadores serão colocadas poltronas em madeira com estofamento, em design contemporâneo, para o auditório. A mesa original que está no palco será mantida. A sala será climatizada e contará com novo sistema multimídia, com tela em LED e sonorização. A previsão da Construtora Tecnibras é que a obra seja concluída em setembro de 2019.