Beleza

Cuidados com a cicatrização de tatuagens

24/11/2018

O momento de recuperação para quem acabou de fazer uma tatuagem pode ser bem delicado. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que a cicatrização completa ocorra da melhor forma possível. Confira algumas dicas do tatuador Felipe Cruz:

 

Pausa na academia

Normalmente, a tatuagem leva cerca de 30 duas para cicatrizar. Por este motivo, os praticantes de esportes devem fazer uma pequena pausa nos treinos. “Eu recomendo a pausa de uma semana. Se fizer artes marciais de contato, tem que ficar dez dias sem praticar, no mínimo. Para a musculação, depende da área tatuada: se tatuou qualquer área do tronco, eu peço que malhe só as pernas durante uma semana; se tiver tatuado em áreas da cintura para baixo, peço para malhar o tronco”, indica o profissional.

 

Dica para a coceira

O especialista dá uma dica caseira para aliviar o incômodo durante o período de cicatrização: “A coceira geralmente acontece no período em que está criando a casca. Para começar a cair a casca, a tatuagem coça bastante. Então, para amenizar, além de não coçar, eu recomendo que a pessoa passe gelo ou faça compressa com gelo", finaliza.

 

Praia e alimentação

A exposição ao sol e a restrição alimentar são questões que causam dúvidas nos recém-tatuados. O tatuador explica que os raios solares devem ser evitados, pois podem danificar a arte: “Não é muito bom pegar sol na tatuagem durante o processo de cicatrização e nem após, porque o sol queima a pele e faz com que a área tatuada escureça um pouco e que a tatuagem perca nitidez. Durante a cicatrização, não fique ao sol por causa da ardência e por desacelerar o processo de criar a cicatriz”.  Dentre os alimentos a serem evitados neste período estão: qualquer tipo de carne de porco, camarão e frutos do mar.