TV em Transe

A cobertura do jogo que não existiu!

29/11/2018

Quem gosta de futebol tinha um prato cheio sábado passado: segunda partida da final da Libertadores entre Boca Juniors e River Plate, uma das maiores rivalidades do planeta. Porém… Não houve jogo.

 

Uma combinação de selvageria de torcedores uniformizados – lá chamados “barra bravas” com incompetência das autoridades em garantir a segurança do time visitante resultou no apedrejamento do ônibus que conduzia os atletas do Boca.

 

Do ponto de vista do telespectador, tivemos aquela que pode ser considerada “a maior cobertura de uma partida que não existiu”!

 

SporTV e Fox Sports enviaram equipes a Buenos Aires para a transmissão do duelo. A Fox, detentora dos direitos da competição, montou um esquema maior – com direito a três horas de pré-jogo, mas que se transformou em sete!!!

 

A cobertura acabou se transformando num trabalho árduo para o narrador Nivaldo Prieto, os comentaristas Paulo Vinícius Coelho e Edmundo e os repórteres Ricardo Lay, Benjamin Back e Fernando Caetano. Afinal de contas, tiveram de segurar a onda esse tempo todo em meio a boatos, informações desencontradas, clima tenso e uma desorganização típica da Conmebol – entidade que dirige o futebol na América do Sul.
 

Bom trabalho – O Dadas as condições, o time da Fox realizou um trabalho digno de elogios – que se estendeu até domingo, quando a partida foi novamente adiada.

 

Do lado de cá da telinha, eu imagino a situação do telespectador. No meu caso, ligando a tevê cerca de uma hora antes da decisão (que seria as 18 horas) e se deparando com informações sobre o ataque ao ônibus do Boca. Aí começaram os adiamentos do horário: 18h30, 19h20, 20h20 até anunciarem o confronto para domingo as 18 horas. E a cerveja na geladeira, igualmente esperando…

 

Veio o dia seguinte e, no meio da tarde, a Conmebol anunciou a suspensão para dia indeterminado.

 

Como brincou o (ótimo) site de humor Sensacionalista, após o Brasil discutir o “Escola Sem Partido”, Boca Juniors e River Plate (com participação da Conmebol) lançaram o “Futebol Sem Partida”…