Notícias

Campanha contra Aids em Santos inicia atividades neste sábado (1º)

30/11/2018

Neste sábado (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, começa a campanha Fique Sabendo, que oferece testes rápidos para identificação do HIV. O primeiro local de testagem é a sede do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa (Av. Epitácio Pessoa, 278), das 10h às 14h. Será oferecido teste a partir do sangue retirado da polpa do dedo. A mobilização, que tem como tema Respeito e Dignidade Fazem a Diferença, dá início a uma série de atividades voltadas à prevenção e controle da doença.

 

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, o teste rápido para detecção do HIV a partir da saliva estará disponível nas policlínicas Gonzaga, das 8h às 12h (Rua Assis Corrêa, 17); Caruara, das 13 às 16h (Rua Andrade Soares s/n) e Monte Cabrão, das 13 às 16h (Av. Principal, s/n).

 

Na Policlínica do Morro da Penha (Praça Corrêa de Melo, 11), a testagem será realizada no dia 4, das 8h às 15h; no dia 5, das 10h às 16h; dia 7, das 10h às 16h.

 

No Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94), os exames estarão disponíveis durante toda a semana, das 8h às 12h, exceto quarta-feira (5).

 

O resultado do teste rápido sai em 40 minutos. Caso seja positivo, o paciente é orientado a confirmar com a coleta de sangue tradicional. “Nosso objetivo é testar o maior número possível de pessoas para que, em eventuais casos positivos, possamos iniciar o tratamento o mais rápido possível e garantir mais qualidade de vida a esse paciente”, destaca Regina Lacerda, coordenadora de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos.

 

Pacientes
Os pacientes atendidos pelos Serviços de Assistência Especializada Adulto e Infantojuvenil terão uma manhã musical na segunda-feira (3), com apresentação do Coral Bem Viver; distribuição de laços vermelhos (símbolo da luta contra a Aids) e de bombons.

 

Programação

8h30 – Recepção e Inscrições
9h – Abertura
9h30 – Situação Epidemiológica de Santos – dr. Alcino Golegã, epidemiologista do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos – Mediadora: Luzana M. Bernardes
10h – Transmissão vertical do HIV: Taxa Zero – Enfermeira Mariângela Libório, chefe do Serviço de Asssitência Especializada Infantojuvenil – Mediadora: enfermeira Patrícia Schoenaker
10h30 – O futuro da epidemia do HIV – dr. Jucival Fernandes, infectologista – Mediadora assistente social Joseli Estanislau
11h30 – Propostas de Ação – psicóloga Regina Maria Lacerda, coordenadora do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas – Mediadora: enfermeira Mariângela Libório
12h – Debate