Comportamento

Como evitar gafes na festa de confraternização da empresa

01/12/2018

Com a proximidade do fim do ano, começam a ser realizadas as tradicionais confraternizações nas empresas, a famosa “festa da firma”. É um momento para alegria e descontração, mas é preciso ficar atento para não avançar o sinal e não cometer excessos que possam gerar constrangimentos durante o evento em si ou até mesmo (o que é pior), depois —muitas vezes provocando estragos na vida profissional. Confira algumas dicas valiosas:

 

Ir ou não ir?
Além de buscar realizar um encontro descontraído, em contraste com os dias mais formais e muitas vezes tensos no resto do ano, a confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria e comemora as conquistas. Portanto, estar presente é importante e elegante, pois demonstra respeito pelos colegas e evita que se fique com a imagem de que o funcionário não gosta do ambiente de trabalho. 

Caso realmente não seja possível comparecer, agradeça e informe a razão. Mas, atenção, deve ser um motivo convincente. Dar uma “desculpa esfarrapada” piora a situação. 

 

Comporte-se!
De maneira geral, a pessoa deve se comportar com moderação. Por mais que seja um evento descontraído, continua sendo um compromisso de trabalho, não uma balada ou celebração entre amigos íntimos. É preciso não exagerar na bebida, na comida, nos gestos e (fundamental) nas palavras.


Ambiente descontraído
Como se trata de uma confraternização, evite falar sobre o trabalho em si: cobrar uma tarefa de um subalterno, criticar o colega, falar mal da empresa. Prefira recordar situações divertidas ou inusitadas que tenham ocorrido durante o ano, por exemplo. 

 

Networking
A festa de empresa pode ser uma oportunidade para você conversar com um superior inacessível no restante do ano. Pode ser um momento para se apresentar, mostrar suas habilidades e personalidade —isso pode ajudar na evolução dentro da empresa ou mesmo uma transferência para um setor em que tenha mais afinidade ou perspectiva profissional. Mas atenção: não é o momento para pedir promoção ou aumento. 

 

Acompanhante
Certifique-se se é possível levar um acompanhante (esposa, namorada) ou filhos no evento. Chegar com o ‘mozão’ de surpesa não é adequado.

 

Dicas para não pisar na bola durante a confraternização da empresa

• Chegue no horário, para que possa ter tempo de cumprimentar a todos.
• Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou roupas exóticas (lembre-se: não é uma balada)
• Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture-se e evite grupinhos
• Evite falar sobre política
• Seja cordial com todos os presentes, mesmo que não tenha um contato próximo no dia a dia ou que tenha tido algum tipo de atrito ao longo do ano. Os problemas profissionais devem ser resolvidos no momento adequado, não na confraternização. Uma animosidade entre colegas pode contaminar o ambiente, gerar mal estar e até mesmo comprometer o sucesso da festa.
• Não exagere em bebidas alcoólicas, beba com responsabilidade e não dirija após o término
• Não exagere na dança. Não é a festa de casamento do seu melhor amigo nem uma balada.
• Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o, retirando-o de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura
• Festa de confraternização da empresa não é o local ideal para “dar em cima” da colega, muito menos fazer “declarações de amor” na frente de todos. Se o sentimento não for recíproco, o constrangimento será geral.
• Evite sair junto com os superiores, isso dá a impressão que estava na festa apenas por causa deles. Pode ser interpretado como adulação aos chefes e desprezo aos demais colegas.
• Não espere a bebida acabar ou “decretarem” o fim da festa. Saiba o momento de ir embora: quando já houve oportunidade para cumprimentar e conversar com todos ou, se for o caso, a troca de presentes do ‘amigo secreto’.