Em Off

Um presente de Natal para os corruptos

01/12/2018

Na contramão da história e do desejo de milhões de brasileiros de bem, que sonham com um país mais decente, o STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu, por maioria de votos, pela constitucionalidade do indulto natalino editado pelo presidente Michel Temer (MDB) em dezembro do ano passado. O indulto, que vai beneficiar grandes corruptos, como Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha, entre outros, só não está valendo ainda porque o ministro Luis Fux pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o processo.

O fato é que pelo menos seis ministros da mais alta corte – Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowiski, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Celso de Mello – já se manifestaram a favor da iniciativa.

Barrado inicialmente por uma liminar do ministro Luís Roberto Barroso, o indulto presidencial que beneficia bandidos de colarinho branco na prática já foi liberado pelo STF. Barroso foi duro ao proferir seu voto, contra o indulto: “Não dá para dizer que é contra a corrupção e ficar do lado dos que a praticam”.

Infelizmente, para o Brasil, esse não foi o entendimento da maioria dos ministros da mais alta corte, que parecem ignorar o sentimento de mudança refletido nas urnas.

Gilmar Mendes, sempre ele, sugeriu que o STF votasse se mantinha ou derrubava a liminar de Barroso, uma maneira de liberar mais rapidamente o indulto, mas desta vez quem pediu vista foi o presidente da Corte, Dias Toffoli.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já declarou que com ele não haverá indulto e que todo criminoso condenado deve cumprir sua pena. Opinião oposta à de Temer, que promove um indulto bastante criticado por quem deseja acabar com a impunidade no Brasil.

O procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, afirma que o indulto de Temer terá um efeito devastador para o futuro do país, não apenas por colocar na rua 80% dos condenados por corrupção, mas por atrapalhar novas investigações. “Quem é que vai querer fazer delação premiada se sabe que vai ser perdoado de todo jeito?”, questiona o procurador.

Segundo Dallagnol, na forma como foi editado, o indulto de Temer será a ruína da Operação Lava Jato. Inacreditável, portanto, que o STF tenha dado aval a uma iniciativa infame que vai beneficiar bandidos de colarinho branco que saquearam a Nação. Até quando?