Em Off

Dois anos de cadeia não foram fáceis para Palocci

01/12/2018

Cabelos e barba quase que totalmente brancos e bem mais magro. Pelo jeito, dois anos de cadeia foram bem duros para o outrora todo poderoso ministro Antônio Palocci, que chegou a ser cotado para suceder Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Palocci deixou a prisão em Curitiba na quinta-feira (29), após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que autorizou o ex-ministro a cumprir pena de prisão domiciliar. Ele teve a pena reduzida de 12 anos e dois meses para nove anos e dez dias depois de fazer uma delação premiada.

Em seu depoimento à Justiça, Palocci afirmou que 90% das medidas provisórias editadas nos governos de Lula e Dilma, onde ocupava posição de destaque, incorporavam emendas negociadas em troca de propinas por parte das empresas. Os depoimentos de Palocci são bastante comprometedores para Lula e Dilma.

Palocci ficará em casa, mas terá de usar tornozeleira eletrônica. Ele ainda corre o risco de ser condenado em uma outra ação penal, a que apura benefício da Odebrecht para a compra do Instituto Lula.