Notícias

Enxaguatório bucal

01/12/2018

Os enxaguatórios bucais se tornaram um hábito cotidiano para muitas pessoas, as quais os utilizam duas vezes ao dia ou mais. Os enxaguatórios comuns, vendidos em supermercados, normalmente são composições variadas, mas que contém substâncias antissépticas, ou seja, reduzem a carga microbiana da boca. Com esse efeito, tendem a reduzir a formação do tártaro, gengivites, cáries e mau hálito. 

 

Esse efeito antisséptico também afeta a biota normal da boca. Biota é um conjunto de micro-organismos que naturalmente habita nosso organismo. Com o entendimento de sua importância, cada vez mais busca a preservação dessa biota, seja na boca, intestino, trato respiratório, pele ou na vagina. Muitas doenças têm sido explicadas pelo desequilíbrio dessa biota que foi causado pelo uso constante de antibióticos ou de antissépticos.

 

Estudos recentes, ainda não totalmente consolidados, mas que têm chamado a atenção das autoridades, relaciona o uso cotidiano de enxaguatórios bucais com aumento do risco de diabetes. O efeito antisséptico sobre bactérias reduziria a quantidade de micro-organismos produtores de nitritos, nitratos e de óxido nítrico, substâncias fundamentais para que a insulina possa realizar a sua função do metabolismo do açúcar sanguíneo.

 

Autores britânicos realizaram uma leitura crítica desses estudos e contestam seus resultados de forma generalizadora. Segundo sua avaliação, o uso regular de antisséptico bucal aumentaria o risco de diabetes em indivíduos que já apresentassem outros fatores associados, como obesidade por exemplo, mas não como fator isolado. E o pesquisador ainda ressalta que a higienização mecânica (escovação) dos dentes é superior à química.

 

Ainda em relação aos enxaguatório bucal, no Brasil, produtos contendo clorexidina são vendidos livremente nas farmácias, o que não ocorre em outros países que tem sua comercialização restrita à prescrição de dentistas. Clorexidina pode manchar dentes, dentaduras, restaurações dentárias, a sua língua ou o interior da boca. Além de irritação na boca, secura, sabor incomum ou desagradável ou diminuição do paladar.

 

A higienização bucal é fundamental para a saúde como um todo. Uma infecção grave do coração pode ocorrer mais facilmente em pessoas que apresentem muitas cáries nos dentes e de doença periodontal, tais como a gengivite e periodontite. Por isso, a consulta regular ao dentista para promover a saúde bucal livre de infecções.

 

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.

 

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.