Mundo Pet

Mantenha plantas longe do seu bichinho

06/12/2018

Muitas pessoas adoram manter plantas em casa, afinal, elas são ótimas para dar um toque verde na decoração. Entretanto, algumas espécies aparentemente inofensivas podem provocar reações alérgicas, envenenamento ou mesmo ferimentos ao serem ingeridas pelos bichinhos. Confira algumas:

 

Antúrio – Se ingerida, pode causar diarreia, vômitos, asfixia, salivação, inchaço da boca e garganta e edema de glote.

 

Azaleia – Tem substâncias que podem causar problemas cardíacos e digestivos nos pets. Falta de apetite, alteração da frequência cardíaca, dor abdominal, perda de coordenação motora, diarreia persistente ou com sangue, enjoo, vômito, desânimo e convulsões são os sintomas mais comuns.

 

Babosa – Sua seiva (líquido branco) é tóxica para os pets e pode causar irritação nas mucosas e pele. Os sintomas são vômitos, anorexia, depressão, tremores, diarreia e mudança na cor da urina.
Comigo-ninguém-pode –  Os animais que a ingerirem podem apresentar reações como irritação oral e ocular, dificuldades na respiração, irritação das mucosas, alterações neurológicas e da função renal.

 

Copo-de-leite – Possui o mesmo princípio ativo do antúrio e comigo-ninguém-pode. Além dos sintomas parecidos, também podem ser notadas inflamações na boca e garganta, edema de lábio e língua e náuseas. 

 

Espada-de-são-jorge – Produz substâncias altamente tóxicas para animais e para humanos. Os sintomas são irritação da mucosa, dificuldades de respiração e movimentação e salivação intensa.

 

Hortênsia – Todas as partes da hortênsia são perigosas para seu animal. Os pets que a comerem podem apresentar boca arroxeada, dor abdominal, convulsões, letargia, flacidez muscular, vômitos e coma.

 

Lírio – Quando o animal apresenta irritação oral e ocular, coceira nas mucosas ou pele, dificuldades para respirar e engolir, alterações nas funções renais e neurológicas, pode ser que ele tenha ingerido lírios.

 

O que fazer?
Se o seu animal exibir algum dos sintomas de intoxicação, leve-o imediatamente a um veterinário. Lembre-se de levar com uma amostra ou foto da planta ingerida. Não tente induzir o vômito, pois o pet pode acabar aspirando o conteúdo expelido e até desenvolver uma pneumonia, agravando o quadro clínico.