Mundo Pet

Manchinha que jamais sairá da memória

08/12/2018

A morte de Manchinha, cão assassinado por um segurança do supermercado Carrefour em Osasco, chocou o país nesta semana. Como alguém pode cruelmente matar um animal pensando em interesses comerciais? A revolta tomou conta das ruas, das ongs de defesa da vida animal, da imprensa e das redes sociais. É o momento para refletirmos sobre as mudanças da sociedade.

Há algumas décadas, quem acreditaria que estivéssemos celebrando casamentos entre pessoas do mesmo sexo e esses casais frequentariam livremente ambientes comuns exibindo o amor e o laço afetivo que os une? Meu amigo, advogado Vasco Vieira, sempre me diz que daqui a poucos anos os animais de estimação, em especial cães e gatos, estarão comendo à mesa como membros das famílias, pois o laço afetivo que une esses animais às pessoas muitas vezes transcende até mesmo o elo consanguíneo da mesma espécie, ou seja, pode ser até mais forte que o laço familiar. Esse amor, carinho e respeito são conquistados na relação. Nessa semana, o mundo teve prova disso ao se encantar com Sully, o labrador do ex-presidente norte-americano George Bush, que fez questão de zelar o caixão do presidente durante o seu velório. Lealdade que muitos humanos não possuem. Respeito que muitos humanos não expressam.

Afinal, os cães e gatos podem existir e ter seus direitos respeitados? É óbvio que sim! A lei diz que é dever do Estado proteger os animais, tanto que o Ministério Público estadual está investigando o falecimento de Manchinha e com certeza punirá os culpados.

Precisamos aproveitar esses momentos e fazermos a discussão que nos cabe. Devemos tratar os cachorros com amor e amizade, como eles nos tratam? Claro que sim! 

É natural o conceito de cachorro comunitário. Alguns comércios possuem seus animais dentro das lojas. Algumas comunidades têm seus cachorros circulando livremente, como Robinho, adotado pelos taxistas e comerciantes da confluência do Canal 1 com a Floriano Peixoto. 

Os animais, em especiais os cães, podem trabalhar e coexistir com os humanos com respeito. Deve ser benéfico para todas as partes. Os cães comunitários devem existir e podem colaborar inclusive com a segurança de ruas e lojas, onde, conhecedores da vizinhança e com o devido treinamento, podem colaborar na intimidação da ação de marginais, por exemplo. Cabe aos legisladores produzirem leis nesse sentido.

Cão precisa de apoio. Em 1987, com estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília, desenvolvemos a primeira cadeira de rodas para cães. A inclusão e o respeito são o melhor caminho.

Nesse sentido, cabe elogiar um Posto Shell de São Paulo que contratou o vira-lata Negão para trabalhar, recebendo salário e moradia, com uniforme e crachá. Há notícias de empresas em Manaus que contratam cães para atuar na segurança, dando inclusive direito a férias aos mesmos. Isso é inclusão e respeito aos animais.

Ao Carrefour, aconselho construir uma estátua de Manchinha em todas as suas unidades e permitir desde já a circulação de animais em suas lojas e até obrigando as unidades a possuírem no quadro de colaboradores um pet. 

Claro que nenhuma dessas ações substituem a vida de Manchinha. Ela é insubstituível. Mas, é a maneira de transformarmos essa mancha da falta de respeito humana em um aprendizado eterno a comerciantes, pessoas e animais. Respeito é tudo. Essa Manchinha será indelével em nossa memória e de todos aqueles que se dizem humanos.

 

* Eduardo Ribeiro Filetti – Médico Veterinário, Professor Universitário, Pós Graduado em Saúde Pública pela Unifesp
 

Agressor agora diz estar arrependido

Em depoimento à polícia na quinta-feira (6), o segurança confessou ter golpeado o cachorro com uma barra metálica e disse estar “arrependido” e que “não percebeu” que havia ferido o animal. 

O homem, que é funcionário de uma empresa terceirizada e não teve o nome revelado, foi indiciado pelo artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, por praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão, além de multa, que pode ser aumentada em até um terço por causa da morte do animal. 

A polícia também apura a atuação do Centro de Zoonoses de Osasco, que teria usado um enforcador para capturar Manchinha, o que poderia ter contribuído para a morte do animal.

A Prefeitura de Osasco nega que tenha havido excesso dos funcionários e garante que o manejo foi realizado por um oficial de controle animal qualificado e o cão foi encaminhado ao departamento para atendimento emergencial, mas morreu, apesar de ser tratado.

O Carrefour emitiu uma nota oficial, na qual diz ocorreu “um grave problema” na sua loja mas “não vai se eximir de sua responsabilidade”. No entanto, o comunicado causou revolta em várias entidades de defesa da causa animal, que acusam a empresa de ter se posicionado apenas após a grande repercussão do caso. Foram realizados protestos em frente da loja de Osasco e muitos militantes defendem que os clientes boicotem o Carrefour. 

Em condição de anonimato, um supervisor da loja de Osasco disse ao jornal O Estado de S. Paulo que o segurança só agiu porque um cliente reclamou da presença do cachorro. Manchinha estava no local havia mais de uma semana no local e era alimentado por funcionários, no lado de fora da loja, que praticamente o haviam adotado.