Santos

Carnaval de Santos 2019 atualiza regulamento

10/12/2018

O regulamento dos Desfiles Oficiais das Escolas de Samba de Santos – Carnaval 2019 traz mudanças nas regras para a próxima folia. As alterações englobam novo critério de desempate na apuração e o limite mínimo de pontos nos desfiles.

 

A nova regra está disponível no decreto 8.289, de 6 de dezembro de 2018, documento elaborado pela Prefeitura de Santos em parceria com a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), publicado na última sexta-feira (7), no Diário Oficial de Santos.

 

A primeira novidade diz respeito ao novo critério de desempate de pontuação. No curso normal da apuração, entram para a somatória das agremiações as duas maiores notas de cada quesito analisado pelos jurados, com descarte da terceira nota (mais baixa ou igual às anteriores). Caso haja empate entre duas escolas, em qualquer colocação, as terceiras notas voltam a ser consideradas na somatória (parágrafo 1º, no artigo 43).

 

Antes, esse desempate era baseado em sorteio de um dos nove quesitos avaliados pelos jurados. A escola que fizesse mais pontos no referido quesito (Bateria, por exemplo) ficaria à frente.

 

Limite
O regulamento também estabelece novo limite mínimo de pontos para avaliar a qualidade do desfile das agremiações. A vencedora do Grupo de Acesso, para ascender ao Grupo Especial em 2020, mesmo vencendo a disputa, deve obter pontuação mínima igual ou superior a 176 (artigo 45). Caso não obtenha, continua no Acesso. O mesmo raciocínio vale para a ascensão do Grupo 1 para o Grupo de Acesso, prevista no artigo 63.

 

Ainda no Grupo 1, o regulamento estabelece a somatória geral mínima de 170 pontos para as escolas que o integram. Caso não atinjam esse valor, são eliminadas do Carnaval de 2020. As premiações para as vencedoras do Grupo Especial também recebem aumento de 10% em relação a 2018. No próximo Carnaval, a campeã ganha R$ 22 mil e a vice-campeã, R$ 11 mil.

 

As premiações dos demais grupos são feitas com troféus. A apuração está marcada para o dia 26 de fevereiro, a partir das 12h, em local a ser definido.

 

Grupo Especial

Para o Carnaval 2020, o Grupo Especial será formado pelas sete primeiras colocações no desfile de 2019 e pela primeira colocada do Acesso, caso atinja a quantidade mínima de pontos. Cai para o Acesso a última colocação do Especial.

 

Já o Grupo de Acesso será composto pela agremiação que obtiver a última colocação no Especial, pela segunda e terceira colocadas no Acesso e pela primeira colocada no Grupo I, desde que atinja o mínimo estabelecido de pontos. É rebaixada para Grupo I a escola que obtiver a última colocação no Acesso.

 

Datas e Agremiações
O desfile ocorre uma semana antes do Carnaval oficial no País. No dia 22 de fevereiro, desfilam as agremiações do Grupo 1: Dragões do Castelo, Unidos da Baixada, Imperatriz Alvinegra, Bandeirantes do Saboó e Império da Vila. Na mesma noite, entram na avenida as escolas do Grupo de Acesso: Unidos da Zona Noroeste, Padre Paulo, Brasil e Mãos Entrelaçadas.

 

No dia 23 é a vez da elite do samba santista, com apresentação do Grupo Especial, composto por Mocidade Dependente do Samba, Vila Mathias, Amazonense, União Imperial, X-9, Unidos dos Morros, Sangue Jovem e Real Mocidade Santista.