Santos

Cidade de Santos ganhará novo Ambesp Centro

10/12/2018

A nova unidade do Ambulatório de Especialidades do Centro (Ambesp Centro) está em construção na Rua Manoel Tourinho, esquina com a Rua José Francisco Valença (Macuco), com previsão de término para o segundo semestre de 2019. Trata-se de uma nova parceria entre a Prefeitura e a Fundação Lusíada, dona do terreno, e que capitaneia a construção.

 

A obra não tem nenhum custo para os cofres municipais e também não haverá cobrança de aluguel, ao contrário do que ocorre no atual imóvel onde se localiza o Ambesp.

 

À Prefeitura caberá equipar a unidade quando estiver pronta. O imóvel será cedido em comodato por 30 anos e, em contrapartida, servirá como campo de estágio para os alunos do Centro Universitário Lusíada matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além dos que estão em residência médica.

 

"O novo Ambesp dará mais conforto aos profissionais de saúde e aos usuários. A capacidade de atendimento diário aumentará até 40% – dos atuais 600 a 800 pacientes ao dia para até 1.000. Estudamos também a ampliação do horário de atendimento, que atualmente é das 7h às 17h", diz o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

 

Cada consultório terá cerca de 15 m², o dobro do mínimo recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A ampliação do espaço permitirá aumentar o número de agendamentos para os exames disponíveis na unidade. Haverá ainda uma área específica para marcar exames e cirurgias complexos, denominada Núcleo Interno de Regulação.

 

Estrutura

Com 4 mil metros quadrados de área construída, o novo Ambesp terá quatro pavimentos (subsolo, térreo, 1º andar e 2º andar).

 

A unidade contará com centro cirúrgico, farmácia, sala de raio-X, sala de gesso, 33 consultórios, salas para exames (teste ergométrico, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma) e curativos (inclusive a laser, para feridas persistentes), auditório para capacitações e treinamentos.