Baixada Santista

PG conta com esquema especial de segurança para a temporada de verão

14/12/2018

A integração entre a Administração Pública e órgãos de Segurança Pública pretende oferecer a Praia Grande uma temporada de verão tranquila e segura aos moradores e turistas que passarem pela Cidade. Na quinta-feira (13), representantes de várias secretarias municipais e da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil se reuniram para apresentar os reforços disponíveis em cada uma das áreas.

 

Somente da Polícia Militar serão 366 homens e mulheres a mais na Cidade, advindos da Operação Verão, viabilizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Praia Grande e o Governo do Estado. Guarda-vidas temporários serão 112, sendo 45 contratados pela Prefeitura e 67 pelo Estado. Somados a este montante, 347 guardas civis municipais prestarão apoio nos patrulhamentos preventivos e ações específicas.

 

Por parte da Polícia Civil, o reforço será feito com um esquema especial nos plantões. Todas as equipes estarão de serviço na Delegacia-sede, responsável pelo atendimento 24 horas. A “Estação Verão Show”, que tem início neste sábado (15), também contará com a presença de um policial civil de plantão.

 

Tecnologia – A tecnologia será outro grande aliado deste ano na área de segurança. O “cerco eletrônico”, que reduziu em mais de 60% as ocorrências de roubo e furto de veículos na Cidade, já conta com 106 câmeras (enquanto que na última temporada eram apenas 20) e deve ser um dos principais recursos de auxílio às polícias Militar e Civil. 

 

Além disso, um software de reconhecimento facial, adquirido recentemente pela Administração, será utilizado na entrada dos shows que acontecerão no Kartódromo. As imagens captadas pelas câmeras serão transmitidas diretamente à base móvel da GCM e ao Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe), identificando todas as pessoas que acessarem a área de shows. É importante lembrar que Praia Grande conta, ao todo, com 2.136 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

 

Por fim, o patrulhamento aéreo (Águia) será realizado por dois helicópteros e o policiamento nas estradas também contará com um reforço de policiais, viaturas e motos.

 

Os representantes das secretarias de Trânsito (Setran), Urbanismo (Seurb), Serviços Urbanos (Sesurb), Meio Ambiente (Sema), Cultura e Turismo (Sectur), Esportes e Lazer (Seel), Saúde (Sesap) e Defesa Civil também apresentaram as principais ações de suas pastas.