Roteiros Nacionais

Apaixone-se por Maceió

15/12/2018

Entre os muitos destinos para curtir o verão no Nordeste brasileiro, Maceió é um dos mais apaixonantes. Conhecida como “Paraíso das Águas”, a capital de Alagoas é famosa por suas praias com águas que mesclam tonalidades de azul-turquesa e verde-esmeralda, na orla adornada por jardins e coqueirais. A cidade vive especialmente do turismo: suas praias, lagoas e belezas naturais atraem viajantes do Brasil e do mundo.

Nas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, com cenários paradisíacos e piscinas naturais, é possível desfrutar de toda a infra-estrutura de lazer. Essas áreas se transformaram em uma grande passarela para a prática de atividades físicas e apreciação de atrativos tipicamente turísticos. 

Ao sul de Maceió, as lagoas de Mundaú e Manguaba oferecem passeios ao pôr do sol e contam com bares, restaurantes e lojas de artesãos. A partir do bairro Pontal da Barra, colônia de pescadores e de rendeiras, é possível realizar o ‘Passeio das Nove ilhas’, em barcos que navegam pelo arquipélago, sendo oito ilhas na capital e uma na vizinha e histórica cidade de Marechal Deodoro, a primeira capital de Alagoas. Ao norte estão praias mais afastadas da zona urbana, mas não menos belas: Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.

O artesanato na capital alagoense é representado pela renda de filé e pela cerâmica que encantam os turistas por sua criatividade, originalidade e beleza. Museus, arquitetura barroca, palácios, belas igrejas e casas com sobrados seculares também fazem parte do patrimônio de Maceió. Entre os prédios históricos, o Palácio Marechal Floriano Peixoto, antiga sede do governo, foi transformado em museu expondo coleções de cristais, pratarias e móveis antigos em madeira e couro.