Notícias

Cálculos renais aumentam 30chr37 no verão

15/12/2018

O excesso de calor e o aumento do suor, associados a uma ingestão de líquidos insuficiente, aumentam em 30% os casos de cálculos renais no verão. Isto porque, nessas condições o corpo desidrata, tornando a urina mais concentrada e facilitando o depósito de cristais nos rins, o que resulta na formação dos cálculos, mesmo em pessoas que não possuem predisposição genética para o problema.

 

O urologista Gabriel Barbosa Franco ressalta que a prevenção consiste, principalmente, em ingerir bastante água, evitar atividades que fazem suar mais e consumir menos sal, que causa a retenção de líquido no organismo. “A famosa garrafinha deve ser uma companheira constante nos dias quentes. Não se expor ou fazer atividades físicas ao ar livre nos horários em que o sol está a pico também ajuda, pois evita o suor excessivo”, orienta o médico. 

 

De acordo com o especialista, o tratamento depende muito dos sintomas, tamanho, localização e dureza dos cálculos. “Geralmente, 80% deles são pequenos e acabam sendo eliminados rapidamente pela urina. Além disso, existem tratamentos com medicação, com litotripsia e até mesmo cirurgias, que hoje são minimamente invasivas, sem cortes e com uso de laser”.  

 

Para enfrentar o calor

Beba de seis a oito copos de líquido por dia. Abuse de água e sucos naturais; consuma à vontade legumes, verduras e frutas. As saladas devem ser temperadas com azeite, vinagre e limão. Dê preferência aos alimentos ricos em vitamina C, pois esses têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável. É importante também a ingestão de frutas cítricas, como acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango, e de vegetais verde-escuros, como agrião, brócolis, couve, espinafre e rúcula; use óculos escuros de boa procedência, com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné; usar protetor solar diariamente, principalmente nas áreas expostas. Mesmo assim, evite o sol entre 10 e 16h; use roupas leves, de cor clara e de tecido de algodão.