Destinos no Exterior

Encantos à beira do Rio da Prata

15/12/2018

Capital do “Paisito”, Montevidéu, pode não surpreender o visitante num primeiro momento, mas vai apresentando seu encanto aos poucos. Ruas arborizadas e bem cuidadas, prédios e monumentos imponentes, ramblas (calçadões) charmosos, restaurantes e mercados que servem excelentes comidas, vinhos e cervejas. Distante a apenas 2h30 de voo de São Paulo, esta pequena metrópole às margens do Rio da Prata encanta o estrangeiro e o deixa com vontade de retornar. 

 

Confira vídeo com destaques e curiosidades de Montevidéu

 

City tour em Montevidéu
Uma boa pedida para ser apresentado à capital uruguaia é realizar um tour de ônibus que, em um passeio de 2h10 de duração, desbrava a cidade praticamente de ponta a ponta, passando pelos locais mais interessantes da cidade. O bilhete tem duração de 24 horas, o que permite ao turista descer nas atrações, visitá-la com tranquilidade, e continuar o passeio no ônibus seguinte. Confira o itinerário, ponto de parada e horários em https://www.busturisticomontevideo.com.uy

 

Ciudad Vieja
A parte mais histórica da cidade abriga atrações incríveis como o imponente Teatro Solis e os museus Torres García (dedicado ao maior artista uruguaio), o Del Carnaval (sobre as particularidades da folia uruguaia), o Andes 1972, sobre o avião com uruguaios que caiu no Chile (tragédia que até virou filme). Outro local interessante é o Palácio Salvo, um edifício com uma arquitetura bem particular, repleto de histórias, que é aberto à visitação. Ele fica na Plaza Independência, onde está situado um monumento em homenagem ao General José Artigas ( o herói nacional na luta pela independência) e repartições importantes como a sede da Presidência da República.

Em uma das pontas da praça, está a Puerta de la Cidadela, um portal que na verdade é o vestígio da antiga muralha que protegia a cidade. Passando por ela, se tem acesso a uma rambla (calçadão) repleta de lojas, restaurantes, artesãos e artistas de rua. Um pouco mais à frente, em direção ao Rio da Prata, chega-se ao Mercado del Puerto, uma versão local do Mercadão paulistano, mas com uma característica bem particular: os restaurantes especializados em carnes, preparadas na emblemática parrilla (grelha inclinada). 

 

Mercado Agrícola


Um pouco mais distante do centro, este centro de compras mescla a venda de produtos bem característicos da cultura uruguaia, com artigos tecnológicos ou agrícolas. Também conta com uma praça de alimentação que serve comidas típicas em estilo fast-food. 

 

Estádio Centenário


A conquista da Copa do Mundo de 1950 no Brasil, em pleno Maracanã, episódio que ficou conhecido com Maracanazo, é lembrada em várias partes da cidade. O autor do gol decisivo, Gighia, é enaltecido em placas e estátuas por todos os cantos. O título mundial ocupa lugar de destaque no Museu do Estádio Centenário, que relata as glórias da seleção celeste. Além de conferir fotos, troféus, chuteiras e camisas banhadas por suor e sangue, a visita permite também conhecer as arquibancadas do estádio, que sediou jogos memoráveis, principalmente da Libertadores da América.

 

Comida com sotaque uruguaio


A gastronomia uruguaia se assemelha muito ao do país vizinho, localizado do outro lado do Rio da Prata. Em comum, os saborosos vinhos e carnes preparados na parrilla. Mas merecem ser saboreados também o chivito (uma espécie de X-tudo), o pancho (cachorro quente uruguaio), a versão local do choripan (sanduiche de linguiça) e os orgulhos nacionais: alfajores e doce de leite. Há também o puchero (mistura de carne), a paella uruguaia e o braseiro (ambos com frutos do mar). E é um crime lesa-pátria não registrar o mate, um patrimônio nacional, consumido a qualquer momento, em qualquer lugar. 

O país das vacas gordas
Um país menor que o estado de São Paulo, onde há quatro vacas para cada habitante, excelentes índices de desenvolvimento econômico e social (o índice de analfabetismo, por exemplo, é praticamente zero) e que está na vanguarda na abordagem de muitos temas, como a garantia de direitos às mulheres e dos homossexuais e a legalização do uso recreativo da maconha. Terra de um dos governantes mais populares e inspiradores da história: José Pepe Mujica. 


País de rica história, bons vinhos, artistas criativos, povo com grande autoestima e saborosa gastronomia, o Uruguai atrai cada vez mais brasileiros, pela proximidade e a qualidade de seus atrativos turísticos. 

 

A Paraty do Rio da Prata

 

Confira vídeo com os principais destaques da Colônia do Sacramento

Caminhar por Colônia do Sacramento traz logo à lembrança a brasileira Paraty (RJ). Ruas de pedra, construções históricas, árvores frondosas e uma igreja ancestral garantem o clima de volta ao passado. Reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade se caracteriza pela mescla dos estilos espanhol (como a grande maioria das uruguaias) e português. Explica-se: foram os desbravadores lusitanos que primeiro ocuparam o lugar, onde fundaram em 1680, a Colônia do Santíssimo Sacramento. 

Em meio a disputas sangrentas, espanhois e portugueses se revezaram no domínio da cidade, por conta da sua importância estratégica — está localizada na foz do Rio da Prata, na margem oposta de onde está a capital argentina, Buenos Aires.

Vale a pena realizar uma visita guiada pelas ruas de Colônia, conhecendo detalhes de sua história e seus filhos ilustres, e apreciar paisagens singulares como a muralha centenária, as praças com árvores tão antigas quanto exuberantes, a Rua dos Suspiros (cujo nome possui várias versões), o Farol e o Rio da Prata, com suas praias e ilhas. 

Há várias explicações para a origem do nome da rua dos Suspiros. Uma diz que, no passado, era por onde os condenados à morte passavam antes de cumprir a pena capital: por afogamento, quando a maré subia. Outra relata que o lugar abrigava casas de prostituição, cujas profissionais arrancavam suspiros dos rapazotes que eram deflorados. Mas a mais popular é a de que um mascarado cravou sua adaga no coração de uma moçoila, que esperava o amado, sob a luz do luar. 

Em cidades nos arredores, a dica é saborear o queijo Colônia, preparado com leite uruguaio e a habilidade dos imigrantes suíços. 

De Colônia do Sacramento saem as balsas (para passageiros e carros) rumo a Buenos Aires —uma viagem de um pouco mais de uma hora.

 

Onde se hospedar em Montevidéu?

Localizado estrategicamente a poucos metros da Plaza Independência, o Hotel Orpheo Express é uma excelente opção de hospedagem para quem viaja a Montevidéu a passeio ou a negócios. O hóspede dispõe de quartos confortáveis, atendimento atencioso, segurança e um belo café da manhã. Endereço: Calle Andes, 1449.

Site: www.orpheohotel.com.

 

Veja mais:

Galeria de fotos destaca belezas e curiosidades do Uruguai