Baixada Santista

Oficinas de pintura e xilogravura têm vagas abertas no Palácio das Artes

19/12/2018

Os moradores de Praia Grande têm a oportunidade de aprenderem técnicas de pintura e xilogravura no Palácio das Artes. A Secretaria de Cultura e Turismo tem 15 vagas abertas (voltadas ao público adulto) em cada uma das oficinas. As inscrições devem ser feitas na Divisão de Artes Visuais (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h), localizada no próprio local das aulas, e seguem até que a quantidade de vagas seja preenchida.

 

Para realização do cadastro é necessário o interessado trazer cópia do RG, 1 foto 3×4 e comprovante de residência da Cidade. As atividades serão ministradas pelas professoras do Palácio das Artes Maria Fernanda Capelli e Filomena Coleto, formadas em Artes Plásticas. As aulas acontecerão toda quinta-feira do ano, a partir de fevereiro, em dois horários: das 9 às 10h30 (pintura) e 14 às 17h30 (xilogravura).

 

Xilogravura – A xilogravura é um processo de gravação em relevo que se utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. A xilogravura já era conhecida dos egípcios, indianos e persas, que a usavam para a estampagem de tecidos. Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel para a impressão de orações budistas na China e no Japão.

 

Pintura – A oficina de pintura mostrará as diferentes técnicas neste formato. Giz pastel, acrílico, aquarela e lápis serão as ferramentas utilizadas ao longo do ano para evidenciar esses contrastes. 

 

O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3496-5713.