TV em Transe

Fim de ano desanimado

20/12/2018

As festas de final de ano estão aí mas o clima na Rede Globo não anda para comemorações… A queda de audiência da programação vespertina vem tirando o sono dos executivos da emissora.

 

Em novembro aconteceu algo inédito: o “Jornal Hoje” teve média mensal inferior à da Record, que no horário exibe o “Balanço Geral”. A diferença foi mínima, de 11.1 pontos contra 11.0 no ibope, mas representou algo que nunca havia ocorrido nos 47 anos em que o telejornal da Globo está no ar.

 

O “Video Show”, que vira e mexe é reformulado, tem sido a maior “vítima” da Record, não raro ficando 3, 4 pontos atrás. Mas está sobrando para todo mundo: “Sessão da Tarde”, “Malhação” e até a novela das seis. Há dias em que a Globo só recuperaa liderança quando entra no ar o telejornal local. 

 

Este declínio tem se observado desde o início do ano, e agora chegou a um ponto pra lá de preocupante. A primeira medida foi dar uma turbinada nos filmes da “Sessão da Tarde”, exibindo longas mais recentes ao invés daqueles já reprisados 200 vezes, tipo “A Lagoa Azul”.

 

Também foi promovoda uma “dança das cadeiras” internamente na direção de alguns departamentos ligados ao entretenimento e ao jornalismo.

 

Entretanto, a expectativa fica para o que será feito em 2019: como estancar a sangria? 

 

No horário nobre também
Porém, os problemas não ficam restritos à tarde. O folhetim das 21 horas, “O Sétimo Guardião”, também patina.

 

A trama escrita por Aguinaldo Silva registrou no sábado passado (dia 15) média de 21 pontos. O número se aproxima de índices alcançados por reprises do “Vale a pena ver de novo”, por exemplo (a atração vespertina de melhor desempenho da Globo).

 

Enquanto isso
Já para os lados da Record o clima é outro. Não bastasse a performance na faixa vespertina, “A Fazenda 10” termina com ibope em alta e números que não alcançava desde 2012.