Baixada Santista

Presépio em tamanho real é atração em São Vicente

20/12/2018

Quem for à Prefeitura de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro) vai perceber que a entrada está diferente. É que um belo presépio vai decorar o espaço até janeiro. As peças são de gesso e para ficarem bem bonitas passaram por restauração durante 15 dias. A novidade é que algumas delas são diferentes de presépios convencionais e ultrapassam um metro.

Isso chamou a atenção do vendedor Paulo de Carvalho. “Nunca tinha visto um presépio desse tamanho. É um momento muito especial do ano. Eu monto todo ano um presépio na minha casa para ficar mais harmonioso. É uma época de desejar coisas boas, apesar do mundo em que vivemos”.

Tudo foi emprestado pela Paróquia São Judas Tadeu, de Santos, à Paróquia São Vicente Mártir, que resolveu fazer a exposição na Prefeitura. Para o padre Renan Censi, esta é uma forma de relembrar a história do Menino Jesus. “Os presépios são uma simbologia para o Natal e não deixam a história passar batida. Além disso, são bons porque fazem as pessoas vivenciarem toda esta magia”.

O presépio é uma referência cristã que remete ao nascimento de Jesus, em Belém. Ele sempre na companhia de São José e da Virgem Maria. Além disso, tem a gruta, manjedoura, os Três Reis Magos, pastores, anjo, ovelhas, boi e vaca.

Para o secretario de Cultura, Fábio Lopez, é uma oportunidade das pessoas vivenciarem a magia do Natal. “A exposição além de deixar a entrada da Prefeitura mais bonita, faz com que as pessoas relembrem o nascimento do Menino Jesus, que é a verdadeira comemoração natalina”.

Visitas – Quem quiser pode visitar de segunda a sexta, das 9 às 17h. Lembrando que nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente no Paço Municipal.