Comportamento

Como driblar as tretas do natal

22/12/2018
Como driblar as tretas do natal | Jornal da Orla

No geral, 2018 foi um ano que expôs divergências, conflitos emocionalmente desgastantes e principalmente, um cenário político que dividiu opiniões, amigos e até familiares. Se por um lado, as festas de final de ano geram expectativas de felicidade, harmonia, boa comida e pessoas que se amam reunidas, por outro, essa proximidade pode gerar estresse e desentendimentos.

O momento de reencontrar gente que não se via há muito tempo e de parentes, que nunca se deram bem, pode transformar o que era para ser uma comemoração em obrigação social entediante e convivência forçada, ainda mais se tiver que ouvir aquele “tio” que acha que é engraçado, ou as “primas” perguntando da faculdade, namorado, trabalho…

A verdade é que não dá para fugir desses conflitos. Final de ano é um período de reflexão e avaliação de conquistas e frustrações. Logo, é natural que as pessoas estejam mais frágeis sentimentalmente. Emoções à flor da pele e ansiedade do encontro com familiares, algumas vezes, indesejados, podem ser a receita de uma bomba prestes a explodir durante a ceia.

Portanto, respirar fundo, beber moderadamente, ser tolerante e saber ouvir são algumas atitudes que você pode tomar para sobreviver até o fim da comemoração. A psicóloga Bruna Rosa orienta que evitar ou simplesmente “driblar” assuntos polêmicos, como política e religião, por exemplo, é uma boa solução. “Qual é a necessidade de discutir aquela questão “X” no momento? Se aquele “tio” vier com assuntos desagradáveis, apenas sorria, não responda, mude de assunto, saia de perto, afinal, ele não vai discutir sozinho”.

Quanto às piadinhas, desde que não preconceituosas e desrespeitosas, o conselho é entrar na brincadeira. “Dê risada e responda com humor, ou você pode dizer que não entendeu e pedir para a pessoa explicar, a probabilidade de ficar sem resposta é grande e logo mudará o assunto”, explica a psicóloga. Trocar o ambiente quando as fofocas começarem a rolar também é uma dica. “Mude de assunto ou saia de perto, tente se ocupar com outras tarefas, como brincar com as crianças ou ajudar a servir a mesa”, explica.

Nessas horas, a vontade de correr para o celular é comum, mas a psicóloga relembra que não é aconselhável substituir a experiência do Natal em família por uma tela de aparelho. “Se perceber que muitos familiares estão perdidos rolando seus infinitos feeds, tente convidá-los para fazer alguma coisa, jogar um jogo (uno, stop, mímica). Use a criatividade para criar um ambiente envolvente e divertido, você também se beneficiará disso”, aconselha.

Sem tentar fugir de tudo, tente sempre para contornar os conflitos com diplomacia e cuidado para que você não desconte nos outros o seu estresse e nervosismo, por exemplo. Procure ser tolerante com as diferenças de opiniões e, ao invés de ficar alimentado discussões, aja de forma conciliadora, afinal não vale a pena afastar-se de alguns membros da família por teimosia e divergência de opinião. Não perder o espírito natalino é essencial!

O que pode atrapalhar
Falta de respeito: Se você sente que alguém te desrespeitou fale de forma clara e firme que não gostou, que não admite tal comportamento e explique seu ponto de vista.

Comunicação agressiva: É interessante pensar antes de falar algumas coisas ou agir de certas maneiras. Refletir se o que você faz ou fala é agradável e divertido ou se pode magoar ou ofender alguém.

Mal-entendidos: Se você causar uma situação desagradável tente se desculpar e não repita a ação. Se acontecer com você, comunique que não gostou daquela atitude.

Excessos: Isso vai dos assuntos às comidas e bebidas. Saiba se deliciar com uma fatia como se fosse a última quando já se sentir um pouco cheio, e saiba pausar o assunto quando estiver desagradando aos outros. Preste atenção!

O que pode ajudar
Diálogo: Confusões ao se expressar acontecem. Por isso, é importante rever sua atitude e procurar o familiar para dialogar assim que possível. Saiba se desculpar e não prolongue muito o assunto.

Empatia: Lembre-se que não desejar para outro aquilo que não quer para você. Antes de falar algo ou tomar qualquer atitude que vá prejudicar, repense o quanto aquilo estragaria, principalmente, o clima da festa.

Seja paciente: Procure manter a paciência e conscientizar-se de que transtornos podem acontecer, mas que não serão suficientes para atrapalhar o dia e acabar com a sua felicidade.

Bom humor: É essencial para o festejo! Coloque a conversa em dia com os familiares que não vê há muito tempo, brinque com as crianças, tire fotografias. A pior coisa que se pode fazer no Natal em família é ficar isolado ou rabugento. Portanto, divirta-se!