Notícias

Bancos, o verdadeiro câncer da Nação

29/12/2018

Muito se fala sobre os desarranjos da economia brasileira e, principalmente, de que é preciso fazer a reforma da Previdência para o país voltar a crescer. De fato, esta reforma é necessária, mas não se ouve uma só voz que condene os juros abusivos praticados pelo sistema bancário contra o povo brasileiro.

É simplesmente inacreditável o que os bancos fazem no Brasil. Eles sufocam o cidadão comum com juros e taxas criminosas e levam empresas, pequenas e médias principalmente, aos porões do inferno. Seria o caso de se perguntar onde estão o Ministério Público, o Poder Judiciário e deputados e senadores que assistem passivamente o maior processo de transferência de renda da sociedade – empresários e trabalhadores – para um sistema bancário apodrecido.

Em um país civilizado, esses banqueiros já estariam na cadeia por crime de lesa-pátria, mas por aqui continuam assaltando e debochando do povo brasileiro. E nossos economistas, políticos e autoridades continuam a fingir que não estão vendo nada e que a culpa de todos os problemas está na Previdência social. Francamente. É de dar nojo.

Como pode uma empresa continuar gerando empregos se é obrigada a pagar juros de mais de 50% ao ano, quando a inflação é de cerca de 4%? Demais empréstimos superam a escandalosos 100% e no cheque especial passam de, pasmem, 300%. Fora as taxas escandalosas e abusivas. Tudo somado, garante um lucro de bilhões de reais ao sistema bancário, enquanto a economia patina, empresas são fechadas e trabalhadores vão para o olho da rua.

No passado, taxas de juros de 5% ao mês eram consideradas criminosas e seus praticantes podiam ir para a cadeia. Hoje esse número é brincadeira de criança. 

O fato é que os bancos continuam desgraçando a Nação e a culpa é da dona Maria que recebe uma boa aposentadoria. Até quando teremos de aceitar tamanho cinismo e engolir a omissão criminosa de nossas autoridades?