Notícias

Principais dicas para quem trabalha com fixadores!

03/01/2019

Porcas, rebites, parafusos, rebitadeiras… muitas pessoas trabalham com esse tipo de equipamento todos os dias, que são úteis para cumprir com diversas finalidades e atender às principais necessidades do segmento. 

Mesmo que os operadores tenham se especializado na área, sempre é bom conferir algumas dicas que podem fazer toda diferença na hora de utilizar fixadores industriais. Confira agora algumas dicas essenciais:

 

Sempre utilize os EPI’s

Assim como em outras atividades, as operações com fixadores industriais exigem o uso de Equipamentos de Proteção Individual. Os procedimentos podem parecer muito simples se comparados a uma obra de construção civil, por exemplo, mas também podem provocar acidentes e por isso não dispensam o uso desses elementos de segurança. 

 

Combine fixadores galvanizados com outros do mesmo tipo

É importante sempre utilizar fixadores do mesmo material e grau de resistência, porque só dessa forma é possível garantir bons resultados. 

 

Nesse caso, o processo de galvanização incorpora mais uma camada de proteção (zinco) aos fixadores, aumentando a espessura dos fios de rosca de forma que não se encaixam em outros tipos de fixadores. 

 

Se atente em usar a chave de fenda com a medida correta

Todo mundo sabe que existem diversos modelos de chave de fenda com medidas diferentes, com o intuito de atender todos os tamanhos de parafusos, cabeças, etc.

Algumas pessoas não priorizam usar especificamente a chave de fenda adequada, porém isso pode prejudicar a operação. Quando a chave de fenda correta é utilizada, é possível impedir danos e o parafuso não fica espanado. 

 

Jamais utilize alumínio com inox

As peças de alumínio – como o rebite de alumínio – não podem ser usadas frequentemente com as peças de inox, porque quando são utilizadas de maneira inadequada a integridade dos materiais fica comprometida por causa da transferência de elétrons (processo chamado de corrosão galvânica).

 

Cuidado para não apertar demais os parafusos

Todos os parafusos têm indicação de torque máximo, sendo assim, quando são apertados com força excessiva é possível causar travamento ou até quebra desses elementos. 

 

Não se esqueça dos lubrificantes quando utilizar fixadores de inox

O inox tem menos propensão a oxidar, mas sua composição faz com que ocorra fricção entre parafusos e porcas inox durante a aplicação. Sendo assim, o lubrificante serve para evitar a fricção e é utilizado antes da aplicação dos fixadores de inox.

Como encontrar fixadores?

Para comprar uma rebitadeira (seja rebitadeira pneumática ou rebitadeira manual), um rebite (rebite de repuxo, rebite com rosca interna, rebite de aço e outros tipos de rebites) e qualquer fixador industrial, é preciso encontrar uma empresa especialista no segmento. 

Assim você terá acesso a rebitadeiras e outros elementos de qualidade, sem correr o risco de ter prejuízo com a sua produção! 
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante