Comportamento

De peito aberto para 2019

05/01/2019

Por conta de todo o seu simbolismo, o Ano Novo é momento ideal para reorganizar a vida e buscar fazer diferente. Mudar conceitos, planejar (e executar), eliminar o que prejudica e repetir o que deu certo. Todos buscam que o ano realmente seja marcado por (boas) novidades, mas é fundamental a participação de uma pessoa neste processo: você.

 

Em casa

Aproveite o Ano Novo para fazer uma faxina no que tem dentro de sua residência. Faça uma triagem de roupas e calçados que não usa mais e apenas ocupam espaço no seu closet. Da mesma maneira, avalie se é conveniente manter utensílios e eletrodomésticos que você usou pouquíssimas vezes. Jogue fora aparelhos quebrados que não têm conserto. Elimine comprovantes de pagamento com mais de cinco anos e outros documentos antigos, como manual de instruções de equipamentos que você já se desfez ou estão irremediavelmente quebrados. Guarde documentos realmente importantes em pastas com etiquetas identificando, com a respectiva data.

Faça da organização uma rotina
Deixar para depois, a chamada procrastinação, faz com a quantidade de coisas a se organizar se acumule e, em consequência, desestimule a realização desta tarefa. Assim, coloque na sua agenda um horário semanal apenas para arrumar suas coisas. Manter a casa organizada aumenta a sensação de conforto e deixa a vida cotidiana mais prática, pois tudo está no seu devido lugar.

 

No trabalho

1- Goste do que faz
Por mais que pareça clichê, é fundamental que sua atividade profissional seja prazerosa. Além da frustração do ponto de vista pessoal, não se envolver com o trabalho tende a render resultados insatisfatórios. Até que um dia o empregador se enche e manda você procurar outra coisa para fazer.

 

2- Especialização é importante
Não basta gostar da tarefa. Executá-la bem é fundamental. Neste contexto, ter facilidade apenas é insuficiente. É preciso buscar sempre aperfeiçoamento, seja com leituras, vídeos tutoriais, cursos rápidos, especializações ou pós-graduações. Quanto mais especializado, mais imprescindível o profissional é.

 

3- Mudanças de emprego com muita frequência
Se você troca de trabalho em curtos intervalos de tempo, mas sempre buscando melhores perspectivas (o que não significa necessariamente um ganho financeiro maior), é natural. Mas se troca de empresas por falta motivação, fique atento. Você pode estar na carreira errada ou então não se preparou o suficiente para ser um profissional que enfrenta adversidades. 

 

4- As redes sociais podem ser aliadas
Utilize a sua rede de relacionamentos (que não se restringe às redes virtuais) para apresentar seu perfil profissional, habilidades e objetivos. Evidentemente, com parcimônia: não tente “vender o seu peixe” explicitamente em ambientes de lazer ou descontração. 
 

Leia também: 15 dicas para ser mais feliz em 2019

 

Especialista propõe Matriz de Foco
Especialista em planejamento e estratégias de grandes empresas nacionais e estrangeiras, o professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas Luciano Salamacha desenvolveu a Matriz de Foco, uma fórmula para orientar a fazer um plano pessoal e profissional. O planejamento pode envolver trabalho, estudos ou relacionamentos.

 

Como fazer:

Faça um quadrado. Na primeira linha, coloque os objetivos individuais e na segunda, os coletivos. À medida que preenche o quadrante com a meta do próximo ano, ela deve responder as perguntas no 1 e 2. Quem será afetado por isso? Quem será o beneficiário ou não disso? Nas duas perguntas a resposta deve ser: EU.
 
Na linha 1 – quadrado 1:
Individual/ Pessoal

Somente a pessoa é impactada e o esforço depende única e exclusivamente dela. Adquirir um bem como a compra de um carro, uma casa, uma joia, uma máquina, uma roupa etc. Ou o aprendizado de um instrumento musical, uma língua estrangeira, um curso de meditação ou fazer terapia.

 

Linha 1 – quadrado 2:
Individual/ Profissional

Idem ao quadrado 1, mas com foco no trabalho. A meta pode ser a conclusão de um mestrado uma faculdade, ou um hábito que possa melhorar a vida profissional, como o compromisso de não atrasar no trabalho ou a entrega de resultados, por exemplo. O pilar nesses dois quadrados do planejamento é só para a pessoa e não depende de mais ninguém. Por fim, complete o planejamento com os quadrantes 3 e 4 . Na segunda linha a pergunta é quem será o beneficiário de tudo isso? A resposta será eu e o outro.

 

Linha 2 – quadrado 3:
Coletivo/Pessoal

Neste quadrante o esforço quanto o resultado depende e impacta outras pessoas do círculo de relacionamento pessoal como amigos, família, vizinhos, etc.Por exemplo, uma viagem em família, ou encontros mensais com amigos de infância, envolvimento em projetos sociais, como trabalho voluntário, um hábito ecológico, por exemplo como não consumir tanto plástico, etc. São objetivos que vão influenciar a coletividade.

 

Linha 2 – quadrado 4:
Coletivo/Profissional

Idem ao quadrante 3, porém o impacto é nos colegas de trabalho, clientes, fornecedores, etc. Exemplos como melhorar a relação com a equipe de trabalho, mobilizar minha equipe para projetos de qualidade de vida na empresa. Mudar a postura para ter mais reconhecimento da equipe junto a chefia. Ajudar um colega que tem dificuldade em algum setor, criar um esquema novo para um problema recorrente que incomoda muita gente no ambiente corporativo.